ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 27 dez 2021 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROPORCIONOU MOMENTOS CULTURAIS PARA ESTUDANTES DA REDE, EM VALORIZAÇÃO AO TEATRO COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO COMPORTAMENTAL

O teatro apresenta-se como excelente instrumento que atua como um recurso importante para a formação do indivíduo. Por meio de jogos teatrais e do trabalho no palco, é possível acionar, sem muito esforço, as sete inteligências e desenvolver as habilidades a elas relacionadas.

A Secretaria de Educação, com o retorno das aulas presenciais, em 13 de outubro, foi, pouco a pouco, retomando práticas importantes para o processo de integração dos estudantes com o ensino e aprendizagem, vivenciando projetos que os aproximam do mundo fora das paredes da escola.

No processo de consolidação dos propósitos educacionais, o prédio escolar com as vivências da escolarização, é o ambiente de ponto de partida para a cidadania vivida efetivamente. A escola, com os direcionamentos acadêmicos dados pelos profissionais que lá atuam, preparam as crianças, jovens e adultos para a sociedade com todas as manifestações culturais e políticas, no sentido de interação social, considerando a diversidade humana que atua na construção de uma sociedade plural e multifacetada.

O teatro é uma excelente ferramenta cultural que fala sobre a história do mundo, atravessando os tempos, numa linha crescente de aspectos culturais que afirmam os contextos sociais nas vertentes comportamentais e que abrem os olhos de quem dela se alimenta como combustível de compreensão da humanidade que vive em constante evolução, construindo novas relações entre as pessoas e com mundo e efetivando aprendizados e consolidando avanços sociais.

Portanto, o teatro, ressignifica conceitos, constrói conhecimento e leva aqueles que estão em processo de formação cidadã, no caso das crianças e adolescentes ou os adultos que procuram novos direcionamentos na sociedade, a se abastecerem de história para escrever ou reescrever novas histórias de integração uns com os outros e com o mundo.

Nos dias 03, 10 e 11 de novembro, a Educação de Valparaíso viveu esse momento mágico pelos olhos curiosos de estudantes de três escolas da rede: Cora Coralina, Paulo Freire e Nelson Mandela, onde alunos de 5º ao 9º puderam prestigiar atores da Semente Cia de Teatro do Gama-DF que é um projeto pautado na crença de em uma arte engajada com os problemas sociais e a cidadania, com iniciativas culturais e montagens que têm foco na contribuição com a transformação da sociedade e com a formação de pessoas.

Os relatos dos estudantes e professores que foram contemplados com esses eventos expressam satisfação, alegria e sentimentos de pura emoção com as peças interpretadas. Os estudantes puderam ser tocados pelas mensagens de Miguilim Inacabado, Baú de Histórias e Morte e Vida Severina e, certamente, levarão consigo esses momentos de emoção e magia para a vida real que necessita da empatia social que o teatro desperta nas pessoas.

A Secretaria de Educação agradece, imensamente, o convite da companhia de teatro “Semente”, em nome do servidor público Luiz Carlos de Alencar Ribeiro que faz parte do projeto e conectou os estudantes da rede a esses momentos transformadores e agradece às equipes escolares das escolas envolvidas por organizar e contribuir com a promoção dessa iniciativa, também, educacional.

Confiram algumas fotos dos eventos:

 

Redação: Comunicação da SME
Fotos: Acervo das escolas