Gestora da SME orienta os Diretores Escolares sobre o retorno das equipes administrativas e pedagógicas, conforme Portaria nº 099, de 02 de agosto de 2021, e procede com outros direcionamentos sobre o planejamento de retorno dos estudantes às atividades escolares presenciais
Na data de 04 de agosto, os líderes da Secretaria Municipal de Educação, na condução da Gestora da Pasta, Rudilene Nobre, receberam os Diretores das Escolas Municipais para alinhamentos quanto ao que foi disposto em Portaria nº 099, do Gabinete da Secretária, publicada no dia 02 de agosto. Juntaram-se aos presentes citados, o Presidente e o Vice-Presidente do Conselho Municipal de Educação, Cláudio Hugo e Rodrigo Vieira, respectivamente.
A Secretária Rudilene Nobre fez suas considerações sobre o posicionamento da equipe de linha de frente da Educação e pontuou a necessidade de retorno dos profissionais da educação no sentido de garantir um planejamento mais embasado e articulado, sendo construído sobre as mãos de todos os integrantes da comunidade escolar e que, para isso, neste momento de quase retorno presencial dos estudantes da rede, é fundamental que os profissionais estejam mais próximos do ambiente físico da escola para observar de perto quais articulações serão necessárias administrar, tanto no sentido administrativo quanto pedagógico, para se ter o máximo de segurança no retorno esperado.
Para ilustrar a importância do processo de Planejamento que é a principal ferramenta que leva os profissionais a desenvolverem um trabalho de excelência, convidou a Psicóloga Taise Morais, gestora da Escola de Governo, para proferir palestra sobre o tema, a qual foi pontual nas considerações e direcionamentos destinados à equipe gestora.
O Prefeito Pábio Mossoró esteve presente na reunião e declarou, mais uma vez, o apoio total à Educação e a confiança que tem nas equipes de trabalho, dizendo que acompanha os avanços da Pasta e se sente orgulhoso de pertencer a um município, onde as pessoas veem, no desenvolvimento educacional, a oportunidade de se fazer uma sociedade melhor, com valorização da cidadania e de tudo que a compõe.
O Vice-Presidente do CME, Rodrigo Vieira, validou o órgão como de suma importância para os direcionamentos da educação municipal, em parceria com os demais órgãos que deliberam sobre esse contexto e assinalou a importância da regularização das escolas no processo de autorização de funcionamento, o que se dá como um passo fundamental para o cumprimento dos protocolos de biossegurança.
Adriany Damasceno, Diretora de Ensino e Gestão Pedagógica, apresentou suas considerações sobre o olhar pedagógico da SME e endossou os direcionamentos da Secretária, reforçando os cuidados que as equipes devem seguir para manter o padrão de segurança, apontados pelos órgãos de saúde. Dessa forma, esclareceu que os gestores precisam se atentar para as especificidades de cada comunidade que representa e que o planejamento de retorno deve seguir esses critérios.
A Educação de Valparaíso segue no propósito de atender à população com um ensino de qualidade que faça sentido para a vida de cada cidadão valparaisense e, portanto, não mede esforços para garantir esse direito constitucional, mas entende que ainda há muito trabalho pela frente e que necessita da parceria de todos os profissionais que representam essa educação com maestria e com vontade de fazê-la cada vez maior e melhor.
Confiram, abaixo, o Ofício nº 651, do Gabinete da Secretária, que formaliza os alinhamentos feitos na manhã do dia 04 de agosto.
Ofício nº 651 – GABINETE – Alinhamento de Retorno
Redação: Comunicação SME
Fotos: Jean Lima