As escolas precisam ser ambientes que acolham as diferenças!
No ano de 2004, o Sistema Conselhos de Psicologia instituiu o dia 14 de abril como o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. O objetivo foi mobilizar os psicólogos para a política que vem sendo construída nos últimos anos em prol da inclusão de pessoas que, historicamente, são excluídas do processo educacional.
É preciso, assim, que a escola promova ações que combatam o preconceito e visem às relações harmônicas e à aceitação do outro. O respeito, a compreensão da cultura, dos elementos, das características, igualdades e diferenças do outro, em posicionamento empático, são aspectos essenciais para a construção de boas experiências nos meios escolares. Repensar e refletir sobre o sistema e suas limitações também são realidades necessárias.
Acreditando na importância da Educação para efetivar o processo de inclusão é que Valparaíso de Goiás instituiu, com apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Educação, o Dia Municipal da Educação Inclusiva, com o propósito de fortalecer a causa de luta pelos direitos iguais ao ser humano e estabelecer campanhas e políticas públicas que alavanquem resultados efetivos de conquistas reais para o contexto da inclusão.
Uma sociedade inclusiva exige uma educação básica universal e de qualidade para todos!
Sigamos com os propósitos e com os avanços almejados para a Educação Inclusiva do nosso município!
Redação: Comunicação SME