ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 11 ago 2023 · Educação

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA É EVIDENCIADA NO CONTEXTO DE ENSINO, E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR SE JUNTA PARA DESENVOLVER AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL

O tema proposto pela APAE Brasil, neste ano, é “Conectar e somar para construir resultados”, na perspectiva de promover debates que possam conduzir a efetivação de políticas públicas em prol de novos avanços para o público de deficientes. 

Começou a contagem regressiva para uma das campanhas mais esperadas do ano: a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que, neste ano de 2023, tem como tema “Conectar e somar para construir inclusão”.

O tema propõe mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que essa força comunicativa provoca, a conexão – por meio da comunicação interpessoal e digital – é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão.

Os especialistas da área ampliam, cada vez mais, o sistema de informatização e tecnologia para que essa conexão alcance todos os públicos de maneira equilibrada, significativa e produtiva. E esse universo se expande a cada dia, falando a linguagem do respeito às diferenças e valorizando as ações que constroem os novos formatos de sociedade inclusiva que são o reflexo de tantas lutas e conquistas realizadas ao longo dos tempos.

Acredita-se que a conexão proporciona às pessoas com deficiência e respectivas famílias a terem melhor conhecimento dos direitos que lhes conferem, além de disponibilizar formas acessíveis de se comunicar com a sociedade como um todo, a exemplo dos inúmeros canais de comunicação digital: redes sociais, podcasts, lives, blogs, sites, aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros.

Essas ações de se conectar e comunicar são elementares no sentido de agregar e somar forças, para que, assim, o paradigma de impedimento social, ainda presente em pleno século XXI, seja descontruído e erradicado, e as pessoas com deficiência possam ser parte de todos os processos sociais de comunicação e atuação direta na transformação da cidadania.

Então, fiquem ligados na programação de todas as Apaes do Brasil agora no mês de agosto, pois cada município desenvolve sua própria campanha, porém com base no material construído pela APAE Brasil – Federação Nacional da Apaes, unindo esforços e ideias criativas para produzir políticas públicas para que se possa construir inclusão, sempre Juntos!

Abaixo, confiram a Programação de Valparaíso e participem!

  • Uma promoção de todas as equipes de Educação Especial do município e da APAE Valparaíso de Goiás.

Redação: Comunicação Social da SME
Arte Gráfica: Jean Lima (com elementos da identidade visual 2023 da campanha APAE Brasil)