POSTADO EM 18 maio 2018 · Educação

18 de maio é marcado com caminhada de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio, foi marcado por uma grande caminhada que teve o intuito de mobilizar e sensibilizar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A ação coordenada pelo Governo de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, reuniu cerca de mil crianças e professores da rede municipal de ensino, além do Conselho Tutelar, Conselho de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, CRAS e CREAS.

O secretário de Desenvolvimento Social Francisco Ribeiro destacou a importância do dia. “Precisamos combater a violência sexual contra o adolescente e a criança. Para mim é um motivo de alegria participar dessa caminhada e que possamos continuar nessa luta em prol das nossas crianças que são o futuro do nosso país. É preciso garantir a elas o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, pontuou.

Pábio Mossoró, prefeito de Valparaíso afirmou que o Governo continuará se mobilizando sobre essa questão. “Esse é mais um dia de mobilização e nada melhor do que conscientizar a população sobre sua responsabilidade nesse enfrentamento. Infelizmente ainda existem casos de violência sexual e só com esse trabalho de mobilização vamos conseguir combater esse crime. O Governo Municipal se mobiliza e convoca todos para assumirem esse compromisso”, concluiu.

O objetivo principal da ação foi convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, templos universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, não só no dia 18 de maio, mas todos os dias do ano.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás