POSTADO EM 10 maio 2018 · Educação

1º Fórum do PNAIC é realizado em Valparaíso

Com o tema: “Um Novo Olhar Para a Alfabetização”, aconteceu nesta quinta-feira (10/05), o 1º Fórum do  PNAIC – Pacto Nacional de Educação pela Alfabetiçação na Idade Certa. O evento realizado no auditório da Faculdade CESB, localizado na Rua 17 do bairro Jardim Oriente, contou com a organização da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenação do PNAIC de Valparaíso de Goiás.

Segundo a SME, o objetivo da iniciativa que reuniu professores, diretores e demais profissionais da educação, foi fazer um estudo de vivências das práticas de letramento voltadas para a leitura, escrita e matemática no cotidiano das salas do Ciclo de Alfabetização, Educação Infantil e PNME – Programa Novo Mais Educação.

Ao falar durante a abertura do Fórum, a coordenadora pedagógica, Adriany Brandão, elogiou a equipe do PNAIC pela dedicação e disponibilidade para organizar o primeiro evento de formação. “Em nome da secretária de Educação, Rudilene Nobre, é um prazer para nós, recebermos aqui, professores do Ciclo de Alfabetização. Vocês da educação infantil, de 1º ao 3º ano, sabem da importância de todos para a Secretaria de Educação e para o nosso município”, afirmou.

A coordenadora local do PNAIC, Floraci Fadini, aproveitou o momento para fazer uma reflexão e enaltecer o papel do professor alfabetizador no contexto escolar. “Que alfabetizador sou eu? Que criança eu quero formar? De quê maneira? Tudo parte de como nós professores agimos na sala de aula”, refletiu.

Fizeram parte da programação matutina e vespertina do 1º Fórum PNAIC, dois momentos de acolhida e apresentações de formadores locais, que falaram sobre experiências de sala de aula, em turmas de 1º ao 3º ano. Além disso, houve contação de histórias, entrega de certificados de participação ao público presente e um delicioso coffee break.