Por haver diversos conceitos de Cidades Inteligentes, desde os que estão mais apoiados em tecnologia, até aqueles que estão mais relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade, o Ranking nomeado Connected Smart Cities propõe a visualização dos municípios brasileiros em relação ao trabalho que desenvolvem em âmbito nacional
O Ranking Connected Smart Cities é composto por 75 indicadores em 11 eixos temáticos, onde um deles contempla o objeto de trabalho da Secretaria Municipal: a educação. O estudo considera o “Conceito de Conectividade” sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores. Exemplo disso é a consciência de que investimentos em saneamento estão atrelados não apenas aos ganhos ambientais, como aos ganhos em saúde, que irão a longo prazo reduzir os investimentos na área (atendimentos de saúde básica) e consequentemente impactarão em questões de governança e até mesmo economia.
A educação de Valparaíso tem se destacado no cenário nacional por meio das inúmeras ações que remontam a criatividade de conceitos que são aplicados na Rede de Ensino para fomento do processo de ensino e aprendizagem. Neste ano, o Ranking apresentou o resultado de que estamos na 64ª colocação em relação aos demais municípios brasileiros, 13º lugar entre os municípios do Centro-Oeste e em 7º posicionamento diante do Estado.
Os avanços são significativos e apontam para o reconhecimento em âmbito educacional do trabalho desenvolvido pela Pasta para que a entrega de um serviço de qualidade seja realizada para a Comunidade Escolar, em consonância com os direitos assegurados aos cidadãos como um todo.
Essa visão que apoia a escolha dos indicadores e eixos desenvolvidos não busca substituir outras visões existentes de cidades inteligentes, porém, entendendo o distanciamento das cidades brasileiras em relação às cidades inteligentes internacionais, objetiva apontar eixos de melhora e municípios de inspiração para as cidades analisadas.
O Ranking Connected Smart Cities coletou dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2019), totalizando 677 cidades, sendo: 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes e 349 com 50 a 100 mil habitantes. Para manter a transparência e a coerência das informações, os dados são coletados em fontes secundárias que agrupem o universo de cidades pesquisadas, mantendo a mesma origem e o mesmo período de coleta dos dados de todos os municípios do estudo.
Redação: Comunicação SME (Com informações do Connected Smar Cities 2021
Arte Gráfica: Rangel Franco