ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 23 set 2021 · Educação

RESULTADO DO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2021 APONTA A EDUCAÇÃO DE VALPARAÍSO DE GOIÁS COMO DESTAQUE

Por haver diversos conceitos de Cidades Inteligentes, desde os que estão mais apoiados em tecnologia, até aqueles que estão mais relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade, o Ranking nomeado Connected Smart Cities propõe a visualização dos municípios brasileiros em relação ao trabalho que desenvolvem em âmbito nacional

O Ranking Connected Smart Cities é composto por 75 indicadores em 11 eixos temáticos, onde um deles contempla o objeto de trabalho da Secretaria Municipal: a educação. O estudo considera o “Conceito de Conectividade” sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores. Exemplo disso é a consciência de que investimentos em saneamento estão atrelados não apenas aos ganhos ambientais, como aos ganhos em saúde, que irão a longo prazo reduzir os investimentos na área (atendimentos de saúde básica) e consequentemente impactarão em questões de governança e até mesmo economia.
A educação de Valparaíso tem se destacado no cenário nacional por meio das inúmeras ações que remontam a criatividade de conceitos que são aplicados na Rede de Ensino para fomento do processo de ensino e aprendizagem. Neste ano, o Ranking apresentou o resultado de que estamos na 64ª colocação em relação aos demais municípios brasileiros, 13º lugar entre os municípios do Centro-Oeste e em 7º posicionamento diante do Estado.
Os avanços são significativos e apontam para o reconhecimento em âmbito educacional do trabalho desenvolvido pela Pasta para que a entrega de um serviço de qualidade seja realizada para a Comunidade Escolar, em consonância com os direitos assegurados aos cidadãos como um todo.

Essa visão que apoia a escolha dos indicadores e eixos desenvolvidos não busca substituir outras visões existentes de cidades inteligentes, porém, entendendo o distanciamento das cidades brasileiras em relação às cidades inteligentes internacionais, objetiva apontar eixos de melhora e municípios de inspiração para as cidades analisadas.

O Ranking Connected Smart Cities coletou dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2019), totalizando 677 cidades, sendo: 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes e 349 com 50 a 100 mil habitantes. Para manter a transparência e a coerência das informações, os dados são coletados em fontes secundárias que agrupem o universo de cidades pesquisadas, mantendo a mesma origem e o mesmo período de coleta dos dados de todos os municípios do estudo.

Redação: Comunicação SME (Com informações do Connected Smar Cities 2021
Arte Gráfica: Rangel Franco