ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 05 nov 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONVIDA A COMUNIDADE ESCOLAR PARA REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA “NOVEMBRO AZUL”

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A Secretaria Municipal de Educação convida toda a Comunidade Escolar para a reflexão acerca da importância da Campanha Novembro Azul, tendo em vista que é no espaço escolar que são desenvolvidas as competências sociais para que os cidadãos estejam alinhados com as demandas da sociedade.

Nessa perspectiva, a Pasta incentiva a participação das escolas nessa campanha ímpar, tão necessária para o cuidado com a saúde do homem, que é ainda em pleno século XIX enraizada de tabus.

Neste ano, o conceito da ação terá como tema “Cuidados com a Saúde… também é Conversa de Homem!” e será desenvolvido no dia D, em 18 de novembro.

A campanha ‘Novembro Azul’ tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 20 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

O movimento quer conscientização, ainda mais, para a população masculina sobre a necessidade de cuidar do corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:
– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

E, ainda:

  • Exame da Próstata: Por conta do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem altos índices de cura.
  • Fazer Check-up Regular: Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias, o Urologista deve ser consultado.
  • Cuidar da Saúde Mental: Diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. É preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e que o tratamento é necessário.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen.

A Secretaria Municipal de Educação reforça que a única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao Urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e sobre o exame de sangue PSA.
A força está na prevenção!
#novembroazul

Clique no link abaixo e confira uma Cartilha feita especialmente para esta Campanha. Ela poderá ser impressa e compartilhada, de forma física, para suas equipes de trabalho:

Cartilha Novembro Azul – Educação

Redação: Comunicação da SME (Com informações do Instituto Nacional de Câncer e Ministério da Saúde)
Arte Gráfica: Rangel Franco