POSTADO EM 15 ago 2017 · Educação

Aberto os jogos escolares municipais de 2017

Como forma de incentivar à prática esportiva nas escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude realizaram na manhã desta terça-feira (15) a abertura do 18º Jogos Escolares Municipais, denominado Juventude Unida. A cerimônia foi realizada no ginásio da Escola Municipal Céu Azul.

Neste ano, os esportes coletivos serão: vôlei, futsal, basquete e handebol; os individuais: xadrez, tênis de mesa e atletismo. A competição começa na tarde desta terça e vai até o dia 29 deste mês, com as finais, a premiação dos jogos e a cerimônia de encerramento. As equipes serão formadas com alunos e alunas de 12 a 14 anos que estão cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O objetivo dos jogos escolares é integrar as escolas municipais participantes, promover um melhor desenvolvimento psicomotor dos alunos, ser cidadãos mais unidos e cooperar nas vivências múltiplas do ser humano. Mais do que medalhas, o esporte serve como instrumento de transformação e inclusão social para crianças e adolescentes.

Todos os jogos serão realizados nas dependências da Escola Municipal Céu Azul. Na cerimônia, ocorreram apresentações de dança do ventre, karatê, dança e hip hop.

O aluno Jonathan Carvalho (14), do 9º ano da E.M. Araruama, foi o responsável por acender a tocha e também, desenhou o mascote dos jogos. O desenho foi  escolhido pela comissão organizadora. “Sempre gostei de desenhar, é um dom artístico. Fiquei muito feliz do meu ter sido o escolhido para representar os jogos”, comentou o aluno. A aluna Maria Rafaela (15), da E.M. Cidade Jardins, fez o juramento de início dos jogos.

Para o prefeito Pábio Mossoró, a realização dos jogos representa a concretização de mais uma meta de governo. “Graças ao trabalho conjunto das secretarias de Educação e Cultura, será possível a realização de mais uma ação em prol dos nossos estudantes. Vamos continuar trabalhando pela inclusão dos nossos jovens por meio de atividades culturais e esportivas”, afirmou Mossoró.

De acordo com Rosana Batista, diretora de Desporto Escolar, uma cultura desportiva na escola é muito importante. “Isso abre os olhos do aluno para conhecer a ética desportiva o que revela o espírito “fair-play” (aceitar a vitória e a derrota como fatos normais decorrentes do jogo, assim o relacionamento mútuo será mais cordial e respeitosa entre eles). Essa é a importância da educação física escolar e do profissional de educação física estar responsável por essas aulas em todos os segmentos da educação.”, destacou a diretora.

Luiz Augusto (15), do 9 ano da E.M. Valparaíso II, relata a importância da competição na vida dele. “Os jogos acrescentaram muito na minha vida. Além da amizade entre alunos e professores, podemos mostrar nossas habilidades. Os jogos norteiam o valor do esporte em nossa vida”, comentou.

Estiveram presentes na abertura dos jogos, vereador Alceu Gomes (Presidente da Câmara), secretários municipais, Sargento Fábio Fonseca da Polícia Militar e demais autoridades.