ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 06 set 2022 · Educação

AÇÕES ARTICULADAS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMPÕEM O CENÁRIO DO “SETEMBRO AMARELO QUE SALVA VIDAS” E INCENTIVAM AS ESCOLAS A ABRAÇAREM A CAMPANHA DE 2022

Com o tema “Se amar e amar a vida!”, criado para dar mais identidade à campanha do Setembro Amarelo no município de Valparaíso de Goiás, a Secretaria de Educação estimula as comunidades escolares a desenvolverem ações voltadas para empatia, solidariedade e humanidade, no propósito de gerar amor e salvar vidas.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano e assim deve ser para que haja sentido sobre o que as campanhas e políticas sociais propõem. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

No entanto, para dar identidade à campanha municipal e poder envolver as comunidades escolares na perspectiva de outras campanhas já desenvolvidas ao longo do ano, a Secretaria de Educação pensou em um conceito que envolve a linguagem do amor. Se amar e amar a vida é uma maneira de dizer para as pessoas que passam por desesperanças na vida que amor é a força maior que pode reconstruir o ser humano e fazê-lo enxergar novas possibilidades de vida, com reequilíbrio emocional.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que, praticamente, 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Todos nós devemos atuar, ativamente, na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa, constantemente, sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam, rigidamente, pela distorção que o sofrimento emocional impõe e acabam por chegar ao ponto mais alto da dor e do desespero – o suicídio.

Buscar informações para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar essa vida.

As escolas têm papel importante nessas lutas sociais, ainda mais agora, depois de tantos prejuízos emocionais, causados pelos tempos sombrios da Pandemia COVID-19. Muitas feridas foram abertas e, ainda, sangram as dores causadas pelas perdas e toda a pressão psicológica do afastamento social. A escola é, nesse contexto, um espaço de reflexões e integração para que crianças, jovens e adultos possam olhar firme para o horizonte e ver caminhos que podem ser percorridos para novos e melhores tempos, com esperança e vida.

  • Dia 15 de setembro será o dia destinado para as ações simultâneas das escolas da rede municipal de ensino de Valparaíso de Goiás.
  • Dia 22 de setembro será o dia da ação da SME, envolvendo toda a rede, em mais um momento especial de debates e reflexões.

ENVOLVAM-SE! PARTICIPEM! LEVEM A SUA VOZ EM PROL DA VIDA E DO AMOR!  

  • Visitem o site https://www.setembroamarelo.com/ para acesso a outros dados importantes e materiais de divulgação sobre a Campanha Oficial do Setembro Amarelo no ano de 2022.

Redação: Comunicação da SME (com dados do site setembroamarelo.com)
Arte Gráfica: Rangel Franco