POSTADO EM 13 set 2019 · Educação

Alunos da Escola Municipal Gilmar de Jesus garantem ótimos resultados na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes

Com a orientação do professor de Matemática Flávio de Aguiar, três alunos da Escola Municipal Gilmar de Jesus Cavalcanti, que participaram das provas para a 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), obtiveram excelentes resultados e foram selecionados para representar o município de Valparaíso de Goiás em dois eventos científicos.

O aluno Wendley Paiva dos Santos foi convidado a participar da Jornada Nacional de Foguetes no Rio de Janeiro, pois o seu foguete de garrafa pet alcançou 184 metros no lançamento da MOBFOG 2019. As alunas Letícia Ribeiro Brito e Tayná Alves de Aguiar foram convocadas a representar o país na pré-seleção da Olimpíada Internacional de Astronomia depois de alcançarem a nota máxima na OBA 2019.

Cerca de 10 milhões de estudantes já participaram das olimpíadas e astronomia e astronáutica no Brasil, ao longo dos 20 anos de existência da OBA. Os estudantes mais bem classificados representam o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2020.

“Desde o ano passado temos trabalhado com os alunos da escola e este ano tivemos um excelente resultado. A Equipe Gilmar está muito orgulhosa”, completou Amarijânia Oliveira, coordenadora pedagógica.

A OBA é a maior olimpíada científica do Brasil e conta com quatro níveis de competição, sendo os três primeiros para os estudantes do ensino fundamental, conforme a série, enquanto quarto é destinado ao ensino médio. A organização é formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Diferentemente da OBA, uma prova teórica, a MOBFOG consta de uma competição prática de lançamento de foguetes na qual equipes de até 3 alunos podem se inscrever por intermédio de suas escolas. Os alunos são divididos em 4 níveis de acordo com sua série escolar em que cada nível exige um modelo diferente de foguete:

• Nível 1: destinada aos alunos matriculados no 1º ao 3º ano do EF
  • Nível 2: destinada aos alunos matriculados no 4º e 5º ano do EF
  • Nível 3: destinada aos alunos matriculados entre o 6º ao 9º ano do EF
  • Nível 4: destinada aos alunos matriculados em qualquer série/ano do Ensino Médio

Dependendo do nível, os foguetes podem voar por simples impulso ou ter algum tipo de combustível, geralmente água e ar comprimido ou bicarbonato de sódio e vinagre.