POSTADO EM 20 fev 2018 · Educação

Alunos da rede municipal de ensino contam com merenda escolar farta e de qualidade em Valparaíso de Goiás

Durante o ano letivo todas as escolas da rede pública municipal de ensino são atendidas com a oferta de refeições de qualidade e que passam por um planejamento nutricional responsável por garantir a boa alimentação e um melhor aprendizado para mais de 23 mil alunos no município de Valparaíso de Goiás.

Segundo Rudilene Farias, secretária de Educação, o objetivo principal da merenda escolar é contribuir para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da garantia da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. “Trabalhamos sempre para oferecer o melhor aos nossos alunos. Sabemos que uma educação de qualidade estará sempre aliada e ligada à uma merenda escolar reforçada”, afirmou.

Para Tatiane Dias, nutricionista da SME, os cardápios seguidos pelas escolas municipais são elaborados pela equipe de nutricionistas da SME, de acordo com o nível de ensino e seguem todas as exigências estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Caso algum aluno necessite de alimentação diferenciada por apresentar alguma restrição alimentar, por patologia, alergia ou intolerância alimentar o cardápio é adaptado de acordo com laudo médico e com as restrições de cada um”, ressaltou.

De acordo com o diretor da Divisão de Merenda Escolar, Edvaldo Ferreira, o fornecimento de gêneros alimentícios tem sido mantido, sem descontinuidade, preservando a qualidade nutricional e sensorial. Os gêneros alimentícios que compõem a merenda escolar são entregues em cada unidade de ensino, seguindo cronograma estabelecido pela DME, conforme cardápio pré-definido. “As entregas de gêneros não perecíveis (arroz, feijão, macarrão e etc) são realizadas mensalmente, a entrega de carnes é realizada quinzenalmente, já a entrega de gêneros perecíveis tais como frutas, verduras, pães e ovos são realizadas semanalmente”, informou.

Ao falar sobre a importância da merenda escolar, o prefeito Pábio Mossoró lembrou que todas as despensas escolares são mensalmente abastecidas com alimentos selecionados e que o fato contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento dos alunos da cidade. “O governo municipal tem compromisso com a educação. Por isso, estamos assegurando todos os dias uma alimentação saudável e continua para todos os jovens matriculados na rede municipal de ensino”, garantiu.