POSTADO EM 22 fev 2018 · Educação

Alunos das Escolas Municipais de Valparaíso de Goiás vencendo a Dengue

Alunos da Escola Municipal Santa Rita realizaram na terça-feira, 20 de fevereiro, uma ação de conscientização sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Cerca de 20 alunos do 9º ano percorreram a avenida central do bairro, que fica próxima à Escola, entregando panfletos e material educativo.

Desde o início da semana a Escola tem realizado palestras e exposições de pesquisas para tratar o assunto e, para preparar os alunos para serem os mobilizadores, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma equipe de combate a endemias que ministrou palestras direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

Leonardo (professor de matemática) é um dos docentes que coordenam a ação e destaca que a principal intenção é sensibilizar a comunidade. “Nosso objetivo é mostrar à comunidade que pequenas ações podem fazer a diferença no combate ao mosquito Aedes aegypti. Nossos alunos são multiplicadores e propagadores dessa ação educativa”, completou.

Atividades como a da Escola Municipal Santa Rita integram o projeto interdisciplinar “Os alunos das Escolas Municipais de Valparaíso de Goiás vencendo a Dengue”, lançado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, em janeiro de 2018.

A ideia principal é realizar um trabalho preventivo, a partir da conscientização da comunidade escolar e dos moradores do município para que entendam a relevância do combate ao Aedes, bem como, esclarecer e acompanhar o processo de combate ao mosquito com atenção à qualidade de vida.

Os objetivos do projeto são: desenvolver ações de combate ao mosquito transmissor da dengue; analisar as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento da dengue; saber e compreender a importância dos hábitos de higiene de forma a prevenir a doença; interpretar e acompanhar os gráficos que demonstrem a incidência de casos de dengue no município.

A metodologia acontece de forma lúdica, por meio de trabalhos de campo, palestras, músicas, reportagens, dramatização, concursos, dentre outros.

Mobilização Goiás Contra o Aedes

A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou em janeiro de 2018 a primeira “Mobilização Goiás Contra o Aedes” do ano de 2018 no bairro Jardim Céu Azul.

Segundo dados da SMS, a Mobilização Goiás Contra o Aedes contou com o trabalho de 148 pessoas em campo, entre elas: agentes comunitários de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, agentes regionais de saúde do Entorno Sul, bombeiros e enfermeiros. Ainda durante as atividades, veículos de secretarias e do Corpo de Bombeiros deram total suporte para o sucesso do mutirão.

Ao todo, 6.926 imóveis foram visitados pela equipe de combate ao Aedes aegypti, sendo que em 06 deles foram encontrados focos do mosquito. O resultado do mutirão foi considerado positivo, porém, a Secretária de Saúde seguirá trabalhando a todo vapor e mobilizando todo o seu pessoal.

Nos dias  22 e 23 de fevereiro equipes da Secretaria de Saúde realizarão mais uma edição do mutirão, desta vez nos bairros  Esplanada V e Jardim Ipanema. É importante ressaltar que a visita aos imóveis acontece diariamente pelos agentes de endemias.

Ao comparar os dados de notificação compulsória e investigação dos casos suspeitos de dengue, de Janeiro de 2017 e janeiro de 2018, encaminhados pela equipe de Vigilância em Saúde, houve uma grande redução nos casos confirmados de dengue no município.

Em Janeiro de 2017, 134 imóveis foram notificados, sendo que desses casos notificados, 67 foram confirmados.  Já em janeiro de 2018, 37 imóveis foram notificados, sendo que até o momento foram confirmados 2 casos e 8 aguardam o encerramento.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás