POSTADO EM 19 abr 2024 · Educação

AS CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VALPARAÍSO DE GOIÁS PROMOVEM MOMENTO MÁGICO PARA CONTEMPLAR O CÉU DA CIDADE

O Projeto Infância com Arte da Educação Infantil traz, em sua versão 2024, um olhar de contemplação para o céu de Valparaíso, mostrando a poesia de descobertas das crianças que demonstram amor pela cidade e apresentam uma mensagem de pertencimento e prosperidade.

A Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás tem, em seu plano de ação anual, projetos pedagógicos que envolvem os segmentos de ensino para o despertar do conhecimento em cada público de estudantes. A iniciativa acontece para integrar as comunidades com ações de convívio escolar que possam ganhar grandes dimensões no âmbito social, pois essa é a principal missão da Educação, no processo de desenvolvimento das relações humanas.

Por meio de uma equipe focada na efetividade do processo, com Gerentes de Ensino, liderados pela Gestora Adriany Damasceno, os projetos são organizados e encorpados de significados que aproximam as comunidades de cada segmento, em razão do objetivo comum que é processar a construção do conhecimento, em prol das mudanças que são esperadas para uma cidadania, de fato, fortalecida para o progresso.

Nesta versão de 2024, todos os projetos do Plano de Ação da Secretaria de Educação estão conectados com o slogan criado para a rede de ensino que é “Capacitados pelo Poder da Educação”, onde, nele, os gestores da Pasta quiseram evidenciar que a Educação Valparaisense está repleta de profissionais qualificados que, todos os dias, saem da sua casa para fazer a melhor ensino da região. E, para dar mais vida a esse trabalho de valorização, a Diretoria Pedagógica abraçou a produção literária da Academia Valparaisense de Letras (AVL) “Valparaíso História Poesis” que é uma coletânea produzida pelos acadêmicos da instituição para homenagear a cidade e resgatar a sua memória e identidade social.

Com essa parceria, cresce o poder de transformação que é projetado para o progresso de Valparaíso, ao passo que essa identidade é reconhecida e construída onde são gerados os protagonistas dos sonhos e realidades que movimentam a sociedade – a escola. As crianças, os jovens e os adultos do sistema de ensino, junto aos gestores e professores, formam essa grande rede de força e coragem para mudar o mundo, são eles os protagonistas dessa identidade que é consolidada a cada dia, firmando a história de Valparaíso para atravessar os tempos.

O Projeto Infância com Arte que é direcionado para público da Educação Infantil entra nesse hall de homenagens à cidade, dando forma e cores às histórias envolventes da Coletânea História Poesis, fazendo com que cada leitor dessa ação se sinta parte de um lugar sonhado, mas ciente do compromisso de que, para que esse sonho se realize, depende da contribuição de cada um dos valparaisenses de nascimento e de coração.

O objetivo do projeto é proporcionar experiências significativas e lúdicas para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, mediadas pelos educadores, nas 22 escolas participantes, a iniciativa busca promover o desenvolvimento integral das crianças, explorando a cultura local, estimulando a criatividade, a expressão artística e o contato com a história e os elementos naturais do município, apoiando-se na obra literária “Valparaíso História Poesis”.

Numa abordagem pedagógica, o projeto envolve:

• Aprendizagem por descoberta;
  • Atividades centradas na criança;
  • Ambientes de aprendizagem ricos e estimulantes.

O uso de materiais não estruturados foi uma condicionalidade do projeto, orientado para as equipes escolares, pois, ao interagir com esse tipo de material, as crianças têm a oportunidade de:

• Expressão livre;
  • Desenvolvimento de habilidades motoras;
  • Estímulo à imaginação e à criatividade;
  • Fomento à resolução de problemas;
  • Promoção da colaboração e da comunicação.

O evento de culminância desse projeto será na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, e cada tema a ser apresentado no dia do evento conta um pedacinho de um trabalho de mais de 2 meses nas escolas de Educação Infantil, envolvendo todos os agentes da educação com as crianças. E, nesse construir, os pequeninos fizeram uma linda viagem pelas terras e céus de Valparaíso de Goiás, descobrindo e valorizando tudo o que torna bela e cada vez mais próspera essa cidade.

A SUA PRESENÇA SERÁ MÁGICA PARA O EVENTO!

Card de Divulgação:

Convite Oficial:

Redação: Comunicação Social da SME (por Jean Lima)
Arte Gráfica: Lorrane Oliveira