POSTADO EM 26 abr 2018 · Educação

Audiência pública para discussão da Base Nacional Comum Curricular é realizada em Valparaíso

O governo municipal de Valparaíso, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira, 26/04, uma grande audiência pública com professores, diretores e convidados para debater a Base Nacional Comum Curricular e a Prática Docente. O convidado para ministrar a audiência foi o Professor Doutor Casemiro Campos, da Universidade Federal do Ceará (UFCE).

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica e do ensino fundamental.

A base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a base soma aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana e integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Segundo o professor Dr. Casemiro Campos, discutir essa temática é importante para a educação no nível municipal. “Partilhar e discutir essa temática que é nova, com os colegas professores para também discutirem nas escolas, e que a gente possa construir a ideia da inovação do currículo aqui no município e que possamos trabalhar juntos para o crescimento da educação em Valparaíso”, enfatizou o Dr. Casemiro.

De acordo com o Prefeito Pábio Mossoró, Educação sempre será prioridade na gestão. “Educação é prioridade total no nosso Governo. Uma educação primária de excelência torna nossas crianças cidadãos conscientes e ativos. A audiência pública vem para elaborar as diretrizes que serão base e planejamento para o ensino nas nossas escolas”, destacou o Chefe do Poder Executivo.

Para Rudilene Farias, titular da pasta de Educação, Base Nacional Comum Curricular é política de Estado. “Estamos aqui hoje para debater uma política de Estado, e não de Governo, debater políticas públicas para área de Educação com esse enfoque na Base. Esse legado da audiência de hoje ficará em vigor por anos e anos”, comentou Rudilene.

Participaram da audiência pública, professores, coordenadores e diretores das Escolas Municipais. Secretários municipais, vereadores e demais autoridades também estavam presentes.