ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 22 out 2018 · Educação

Autor do livro ‘o sapo raspou o prato’, do projeto nas ondas da leitura, visita prefeitura de Valparaíso de Goiás

O chefe do executivo municipal, Pábio Mossoró, recebeu na tarde desta segunda-feira (22) a visita do escritor Gilvan Cunhado, autor do livro ‘O Sapo raspou o prato’.

 

O autor é integrante do Projeto ‘Nas Ondas da Leitura’ da Editora IMEPH, com coordenação da Editora Quatro, desenvolvido desde agosto nas Escolas da Rede Pública de Ensino de Valparaíso de Goiás.

 

Gilvan Cunha juntamente com o autor de outro livro Infantil, Antônio Francisco, ficarão até sexta-feira (26) no município, onde visitarão algumas unidades escolares para conhecer os trabalhos produzidos pelos alunos do 3º e 5º ano, a partir da obra principal. Segundo o diretor da Editora Quatro, Carlos Colonna, os escritores terão a oportunidade de acompanhar a releitura dos alunos e, por sua vez, os alunos terão o contato direto com o autor, percebendo que qualquer pessoa, com força de vontade, pode ser um brilhante escritor.

 

O Livro ‘O Sapo raspou o prato’ de Gilvan Cunha, com ilustração de Rafael Limaverde, possui didática atrativa, com foco no combate às endemias e o papel que o sapo tem no processo de controle de pragas. “há muitos anos tentava resolver o problema das epidemias com veneno e percebi que não tinha efeito positivo, porque acabava contaminando a natureza. Voltei minhas forças ao controle biológico, ou seja, a natureza eliminando a própria natureza e, vejo no sapo a figura mais importante no controle biológico, um dos maiores controladores de pragas e insetos, predador de mosquitos que transmitem dengue, zika vírus, chikungunya, doenças de chagas, entre outras”, completou o escritor dotado na arte da poesia, pedagogo por formação e especialista na área ambiental.  

A Feira Literária, culminância do Projeto, está prevista para final de novembro. Durante a Feira a Secretaria de Educação fará a exposição de todo o material produzido pelos alunos. “Os frutos que estão surgindo em sala de aula são muito significativos. Ao final, todo material produzido pelos alunos vai ser convertido em um livro, com identificação de aluno, professor e escola”, completou Colonna.

 

 

Conheça o Projeto ‘Nas Ondas da Leitura’

 

O Projeto Nas Ondas da Leitura oportuniza a crianças e jovens descobrirem sua capacidade de ler e escrever, estimulando o autor que existe em cada um por meio da publicação de suas produções.

 

Envolve a escola e a família, trabalhando as inteligências múltiplas, estimulando as várias formas de ler o livro, democratizando o saber e transformando a aprendizagem num processo prazeroso, no qual crianças e jovens participam da construção do seu conhecimento, adquirindo o hábito de ler por prazer.

 

Kit do professor – Contempla kit de literatura infantil, Livro de Leitura e Escrita, Manual Nas Ondas da Leitura,  CD musical e livros de apoio pedagógico.

 

Kit do Aluno – Cada aluno recebe uma mochila personalizada contendo: kit de literatura infantil e livro de Leitura e Escrita de acordo com o ano e faixa etária.

 

A Editora IMEPH publica livros produzidos por estudantes que participam do Projeto Nas Ondas da Leitura. Nesses livros, os textos e as ilustrações são concebidos a partir de uma metodologia que possibilita o desenvolvimento de estratégias que envolvem professores, alunos, pais, equipes técnicas e gestores.

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás