POSTADO EM 20 fev 2017 · Educação

Blitz da saúde proporciona conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis

Na tarde desta quinta-feira, 16/02, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde Neodi José Costantin, Etapa C, promoveu palestra preventiva sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) no CEU das Artes – Centro de Artes e Esportes Unificados.

Próximo ao período de carnaval, uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, a preocupação da equipe de saúde é instruir e informar os adolescentes quanto à importância da prevenção e uso de preservativos. Quase 50 jovens da escola Colégio Estadual Desembargador Dilermando Meireles (CEDDIM) participaram da palestra. “Nesse período do ano acontece muitas infecções e muitas gestações indesejadas por isso nossos jovens precisam estar bem informados”, destacou a enfermeira Luína Rios.

Os palestrantes destacaram as formas de transmissão e tratamento de algumas doenças, como: gonorreia, herpes, clamídia, HPV, hepatites, linfogranuloma, candidiase, cranco mole e tricomoníase. Segundo o Dr. Pedro, médico atuante no posto de saúde da Etapa C, as DST’s são transmitidas principalmente através das relações sexuais sem o uso de preservativo. “As doenças sexualmente transmissíveis quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte”, destacou Pedro.

Segundo dados da OMS, só no Brasil, no último ano, foram diagnosticados 937 mil casos de sífilis, uma das DST’s mais comuns. Diversos estudos confirmam a eficiência do preservativo na prevenção da Aids e de outras DST, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde preparou para  a próxima semana uma blitz de conscientização e distribuição de kits preservativos.

Confira o calendário:

DIAS

HORÁRIOS

LOCAIS

Avenida Principal do Céu Azul

Avenida Principal do Valparaizo II

Conscientização sobre as DSTs/ HIV, distribuição de kits com preservativos.

Avenida Principal da Etapa “A”

23 e 24/02

10h às 17h

Conscientização sobre as DSTs/ HIV, distribuição de kits com preservativos e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite.

Shopping Sul – Valparaíso

Texto: Juliana Gentila