POSTADO EM 29 maio 2018 · Educação

Campanha contra hanseníase, verminoses e tracoma será realizada nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará nas unidades da Rede Pública Municipal de Ensino de Valparaíso de Goiás, a V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose.

A ação é direcionada a estudantes na faixa etária de 5 aos 14 anos, matriculados no ensino fundamental. Além das escolas de Valparaíso, entidades de ensino de outros municípios brasileiros com vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento para essas doenças promoverão a campanha.

A iniciativa foi tratada na terça-feira, dia 29 de maio, durante reunião realizada no auditório da SME. Participaram do encontro diretores escolares, professores e demais profissionais das pastas de Educação e Saúde, que receberam orientações da coordenadora local da campanha, a enfermeira Rayanne Freitas.

Segundo a secretária de Educação, Rudilene Farias, o objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. “Hoje os profissionais receberam informações essenciais sobre a campanha, que passará por todas as unidades municipais de ensino, buscando também investigar e detectar possíveis casos positivos entre as crianças e adolescentes”, ressaltou.

Hanseníase

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Verminoses

Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Tracoma

Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás