POSTADO EM 09 maio 2018 · Educação

Campanha Maio Amarelo chega às escolas municipais de Valparaíso

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte, iniciou nesta quarta-feira (09/05), uma série de palestras com uma mensagem de atenção pela vida, da campanha Maio Amarelo. A unidade escolar escolhida para o pontapé inicial do projeto, foi mais uma vez, a Escola Municipal Madre Paulina, localizada no bairro Cruzeiro do Sul. O tema adotado pelo Detran Goiás neste ano é ‘Nós Somos o Trânsito’, que evidencia a responsabilidade individual como fator preponderante para o compartilhamento seguro das vias por pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

O Maio Amarelo é um movimento mundial, criado pela Organização das Nações Unidas com o propósito de mobilizar a sociedade para efetivamente debater o tema trânsito e estimular a conscientização da população para os altos índices de acidentes. Em Valparaíso de Goiás, a iniciativa é anualmente abraçada pela Prefeitura e passa pelas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, com a promoção de palestras e entrega de materiais informativos para conscientização de crianças e adolescentes.

Ao falar para os alunos de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental, a diretora Valdirene Rodrigues tratou sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito. “Vocês serão os nossos futuros motoristas, mas para isso devem ter atenção e consciência. A palestra de hoje é muito significativa para o aprendizado de todos”, ressaltou.

O Superintendente Municipal de Trânsito e Transporte, Antônio César de Oliveira, aproveitou o momento para destacar que as ações educativas são fundamentais para mostrar aos jovens estudantes as normas corretas para garantir um trânsito responsável na cidade. Ele também abordou estatísticas de trânsito do município de Valparaíso e do Estado de Goiás, além de direitos e deveres de motoristas e pedestres. “É uma satisfação mais uma vez estar aqui, abrindo esse mês tão importante, para nós, para as nossas vidas e para o trânsito”, salientou.

A secretária de Educação Rudilene Nobre, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Divisão de Trânsito e elogiou a organização de toda a equipe da Escola Municipal Madre Paulina, que recebeu de portas abertas o Maio Amarelo e abraçou novamente a importante campanha. Em sua mensagem dirigida aos alunos, ela alertou sobre a necessidade do respeito e da prudência no trânsito. “Que essa campanha seja maravilhosa como foi no ano passado. Precisamos obedecer a sinalização e valorizar a vida”, lembrou.

Durante a palestra dedicada às crianças, a palestrante e agente de trânsito, Marcela Alves, reforçou os cuidados necessários ao andar a pé, de bicicleta, carro ou em qualquer outro veículo nas ruas, avenidas e rodovias. De forma consciente, ela objetivou educar os alunos para agir com consciência e respeitando a legislação. “Todos nós somos personagens, por isso devemos respeitar as leis para garantir um trânsito mais seguro”, afirmou.