POSTADO EM 15 mar 2018 · Educação

Centro de Línguas de Valparaíso de Goiás realiza curso de Libras para surdos

Em parceria conjunta, o Centro Municipal de Línguas, a Central de Interpretação de Libras de Valparaíso de Goiás, a Secretaria de Educação e a Associação de Surdos de Santa Maria e Entorno (ASSME), divulga matrículas para aulas de libras exclusivas para surdos.

Os interessados devem realizar a matrícula até sexta-feira, dia 23 de março, das 8h às 16h30, na sede do Centro de Línguas, situado na Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude, Quadra 24, Lote 48, Etapa A, Valparaízo I.

As vagas são destinadas à comunidade surda de Vaparaíso e entorno. Segundo dados levantados pela Central de Interpretação de Libras só em Valparaíso de Goiás existem cerca de 150 surdos.

Os documentos necessários são cópias e originais da identidade, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade. As aulas devem ocorrer todas as sextas-feiras, com 4 horas de aula.

Segundo a diretora do Centro de Línguas, Maria Isabel, o intuito é proporcionar ao surdo a possibilidade de se comunicar melhor no mundo. “O ensino da Língua de Sinais é considerado importante, porque está envolvido na construção da identidade do surdo e no empoderamento deles, por isso, resolvemos unir forças para inicar esse projeto que neste primeiro semestre é entendido como uma fase experimental”, pontuou.

Estudos apontam que cerca de 80% dos surdos do mundo são analfabetos nas línguas escritas, e no Brasil a situação não é diferente, porém, a dificuldade de aprendizado da língua portuguesa escrita pode estar ligada a diversos fatores, como a impossibilidade de aprender através da fonética e som, a aquisição de linguagem tardia, ou mesmo, a diferença da estrutura gramatical da Libras e do português, o que torna um curso voltado exclusivamente aos surdos um projeto relevante.

Para mais informações ligue (61) 3627-6131 – Ramal 217.