POSTADO EM 16 maio 2022 · Educação

CENTRO DE LÍNGUAS DE VALPARAÍSO REALIZA PROJETO DE EXPLORAÇÃO E VIVÊNCIA DE IDIOMAS COMO PRÁTICA E INCENTIVO AOS ESTUDANTES DA INSTITUIÇÃO

Estudantes do Centro de Línguas, acompanhados pelos professores, vão a locais do contexto social para vivenciar o Inglês e o Espanhol na prática e explorar a dinâmica dos idiomas no contato com o mundo externo.

Com a Pandemia, ações presenciais de prática de aprendizado dos diversos formatos de Instituições de Ensino ficaram em standby ou passaram por reformulação, acompanhando os modelos disponíveis para a manutenção das aprendizagens, mas, como foi confirmado por todos, a melhor e mais efetiva forma de aprender é o modelo de interação presencial, o qual amplia as possibilidades de consolidação das propostas de aquisição de conhecimentos.

Com a retomada dos projetos presenciais, o Centro Municipal de Línguas de Valparaíso de Goiás reativa ações de exploração e vivência, na prática social, dos idiomas oferecidos em curso pela Instituição, e os estudantes vão às ruas, com a supervisão da equipe de professores.

A ideia é levar os estudantes para contextos sociais específicos para que eles possam praticar os aprendizados de sala de aula e possam ampliar as habilidades desenvolvidas nas atividades das aulas com os professores. Serão criadas situações do contexto real de interação social e os estudantes poderão atuar sobre elas com a orientação e acompanhamento dos professores.

Os estudantes do curso de Inglês vivenciarão a proposta no espaço Piccadilly Massas que fica na Cidade Jardins, em Valparaíso, e os estudantes de Espanhol irão participar de dinâmicas no auditório do Centro Integrado de Educação Inclusiva (CIEI), instituição que também faz parte da rede de ensino de Valparaíso.

Ações que avançam para além das quatro paredes da sala de aula proporcionam aprendizados mais significativos e consolidados. A Educação é, de fato, construída sob a ótica do processo de interação social que leva os estudantes a perceberem que o conhecimento abre portas para oportunidades e transformação, portanto é nessa perspectiva que a Equipe do Centro Municipal de Línguas se organiza para realizar um trabalho de construção de uma cidadania com mais oportunidades de sucesso para jovens e adultos.

A Secretaria Municipal de Educação comunga de propostas que ampliam os horizontes dos estudantes e acredita nesse modelo de educação que rompe as barreiras dos espaços físicos das escolas e se estrutura em ações de contato com a sociedade, na vivência de experiências do cotidiano.

Educação em Ação!

Redação: Comunicação SME