POSTADO EM 29 jun 2018 · Educação

CENTRO MUNICIPAL DE LÍNGUAS GANHA NOVO ESPAÇO E AMPLIA VAGAS

As novas instalações do Centro Municipal de Línguas, ligado à Secretaria Municipal de Educação, foi entregue nesta quinta-feira, 28 de junho de 2018 e agora passa a funcionar na Rua 13, Quadra 33, Lote 06, do bairro Parque Esplanada III (atrás do Banco do Brasil).

Atualmente cerca de 320 alunos frequentam (por dia) as aulas de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Brasileira de Sinais, nos turnos matutino, vespertino e noturno. A partir do segundo semestre de 2018, segundo a diretora Maria Isabel dos Santos, o Centro de Línguas estará apto a ampliar o número de matrículas. “Hoje nós atendemos nos três turnos um total de 910 alunos e, com as novas instalações, vamos aumentar o público para 1.400 alunos”, evidenciou.

O corpo docente tem em sua formação nove professores, sendo três para cada disciplina, com destaque para os professores de Libras, que são surdos, mediante parceria firmada entre Prefeitura e Associação dos Surdos de Santa Maria e do Entorno. “Estamos emocionados e sem palavras pela evolução do Centro de Línguas e da Central de Interpretação de Libras (CIL). Isso é algo inovador em Valparaíso e é a primeira vez que a Associação obteve esse valor através do Governo de Valparaíso de Goiás”, completou Paulo Humberto, presidente da Associação (com auxílio da interprete Ivone).

A secretária de Educação Rudilene, em sua fala emocionada, destacou a importância da nova estrutura para ampliação da qualidade do ensino. “O Centro de Línguas foi um sonho. Há um ano, quando o espaço foi inaugurado, percebemos que era pouco para a quantidade de pessoas no município que queriam fazer uma língua diferente, então, encontramos um lugar apropriado, porque a qualidade vem acompanhada do bom profissional sim, porém, o bom profissional não consegue dar uma boa aula em um local inadequado. A estrutura física conta muito para nós professores”, disse.

Pábio Mossoró aproveitou para parabenizar a secretária Rudilene e a diretora do Centro de Línguas Isabel pelo trabalho. “Quero parabenizar os servidores pelo serviço prestado durante esse ano e a Rudilene e Isabel pelo olhar diferenciado. Por conta desse excelente trabalho realizado aqui, o Centro de Línguas e a CIL já são referências no entorno. Temos uma comunidade grande de surdos, por isso ousamos”, concluiu.

Central de Interpretação de Libras (CIL)

O novo espaço também acolherá o Centro de Interpretação de Libras (CIL), que é fruto de parceria entre o Governo de Goiás, Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Valparaíso e que completou 1 ano de atuação na última sexta-feira, dia 22.

A CIL tem objetivo de facilitar a comunicação e o acesso de pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdo-cegos em atendimentos públicos, além do atendimento virtual, como interpretação em atendimentos online para prestação de serviços públicos, interpretação simultânea em audiências judiciais por videoconferência, apoio na apresentação de denúncias no Disque 100, entre outros. A CIL passou de 200 atendimentos mensais em 2017 para 3 mil atendimentos, incluindo presenciais e online em 2018.

O programa conta ainda com estrutura adequada e equipe formada por dois intérpretes de libras, dois auxiliares administrativos (habilitados em libras) e um motorista.

Participaram do evento a vice-prefeita Zeli Fritsche; o vice-presidente da Câmara, Ferreira; a vereadora Elenir; secretários municipais, servidores e comunidade.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás