POSTADO EM 10 set 2021 · Educação

COORDENADORIA DE DESPORTO ESCOLAR DA SME REALIZA DIVERSAS AÇÕES EM ÂMBITO MUNICIPAL E CONTA COM A PARCERIA DA SECRETARIA DE CULTURA E ESPORTE PARA ALGUMAS DESSAS AÇÕES

A atividade física e desportiva assumem particular importância na dimensão da saúde, ajudando para o desenvolvimento de práticas e estilos de vida mais saudáveis

A atividade física e desportiva permite aos jovens um contato direto com elementos da cultura desportiva, essenciais para além das fronteiras do desporto e da escola. Contempla a aprendizagem das regras, da cooperação e da competição saudável, dos valores da responsabilidade e do espírito de equipe, do esforço para atingir metas desejadas ou da importância de cumprimento de objetivos individuais e coletivos.

O empenho individual e coletivo de alunos e professores no bom desempenho desportivo permitem a construção de vínculos entre as crianças e os jovens com a escola como instituição, isto é, como espaço que lhes confere a oportunidade de se realizarem e de desenvolverem as suas capacidades físicas relacionais, mas também, é importante recordar, cognitivas.

Com base nessas prerrogativas, a Coordenadoria de Desporto Escolar oferece 30 vagas para alunos atletas femininos e masculinos, de 12 a 17 anos, sendo 20 destas destinadas aos alunos deficientes físicos, visuais ou intelectuais e 10 vagas para alunos atletas não deficientes. As aulas acontecerão todas as terças e quintas-feiras (de 9h às 10h30), no Centro Poliesportivo do Céu Azul.

Outrossim, em parceria com a Escola Municipal Arminda Mattos, a Coordenadoria oferta vagas para modalidade esportiva Basquetebol para alunos atletas femininos e masculinos, de 9 a 17 anos, que serão realizadas no âmbito da escola supracitada, às segundas-feiras (das 13h30 às 15h) e às quartas e sextas-feiras (das 14h e 16h).

Para ambas as modalidades, as inscrições poderão ser realizadas a partir de segunda-feira (13/09/2021). Para o Atletismo, no Centro Poliesportivo do Céu Azul, e, para o Basquetebol, na Escola Municipal Arminda Mattos.

As ações da Coordenadoria têm fomentado tanto o trabalho da Educação quanto da Cultura Municipal, uma vez que são elos indissociáveis para o processo de ensino e aprendizagem. Ambas as Secretarias ressaltam a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais que vestem a camisa do time de Valparaíso de Goiás, no jogo por uma sociedade transformada pelo poder da educação e do esporte.

Objetivam ainda, o incentivo voltado para o esporte como um todo, bem como a preparação de atletas para ações vindouras de competições em âmbito municipal, estadual e nacional, iniciadas por meio das Olimpíadas Escolares de Valparaíso de Goiás.

É a prática desportiva desde sempre que faz com que o adulto não adote posturas que levem ao sedentarismo e à obesidade. Porém, é de extrema necessidade que a idade biológica e cronológica sejam respeitadas. Para que a mente e o corpo se mantenham em equilíbrio, as atividades físicas na escola são bastante benéficas. Além de todos os benefícios já citados, o adolescente, através do esporte, melhora a sua autoestima e o bom humor; é estimulado a buscar a sua independência, a traçar objetivos e tentar alcançá-los.

O convite para as inscrições nas modalidades anunciadas acima se estende para alunos da rede estadual e particular do município de Valparaíso de Goiás.

Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco