POSTADO EM 20 set 2019 · Educação

Cultura surda é celebrada em Valparaíso de Goiás

O mês de setembro também é conhecido como setembro azul, que trata a conscientização do direito sobre inclusão e acessibilidade da comunidade surda no Brasil e no mundo e das conquistas obtidas ao longo dos anos e, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, lembrado em todo o Brasil no dia 26 de setembro, o Centro Municipal de Línguas de Valparaíso de Goiás realizou o 3º Sarau de Cultura Surda.

O evento celebrado na sexta-feira, 20 de setembro, teve a participação de cerca de 300 alunos de Libras do Centro de Línguas, da Associação de Surdos de Valparaíso de Goiás, Grupo Semear e alunos da Colégio Municipal Trancredo de Almeida  de Almeida Neves –
CAIC, onde apresentaram poesias, teatro e músicas em Libras que encantaram a todos.

Segundo a diretora do Centro de Línguas Isabel Santos, o objetivo foi partilhar um pouco da cultura surda e os avanços da Língua Brasileira de Sinais no município. “Valparaíso cresce cada vez mais dentro da Língua Brasileira de Sinais porque temos professores bons, competentes que gostam do que fazem e alunos comprometidos com a inclusão e a vontade de aprender cada vez mais sobre a cultura surda”, destacou.

Setembro Azul

A luta dos surdos em busca de uma sociedade com menos preconceito e mais inclusão e acessibilidade vem de muitos anos e a escolha do mês de setembro para esse movimento não foi feita por acaso. O mês tem datas importantes para a comunidade, sejam elas lembranças das perdas do passado ou celebrações das conquistas:

• 6/09 e 11/09: lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos. Esse marco fez com que os surdos tivessem que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem novamente aceitas.
  • 23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras tanto nos ambientes físicos quanto nos ambientes virtuais.
  • 26/09: Dia Nacional do Surdo. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil.
  • 30/09: celebra o Dia do Tradutor, no qual são feitas várias homenagens aos Intérpretes de Libras.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás