POSTADO EM 06 set 2018 · Educação

‘Dia D Metarreciclagem’ conscientiza estudantes sobre descarte correto e reaproveitamento do lixo eletrônico

Uma parceria entre o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, Secretaria Municipal de Educação e ONG Programando o Futuro, iniciou na segunda-feira, dia 03 de setembro, a gincana ‘Dia D Metarreciclagem’.

A iniciativa que conta com a participação de estudantes de turmas de 5º e 9º ano (Ensino Fundamental) da Rede Pública Municipal de Ensino, tem como objetivo promover a conscientização dos jovens para o descarte adequado do lixo eletrônico, tornando-os verdadeiros defensores do Planeta Terra e agentes propagadores dos conhecimentos adquiridos durante visitas à Estação de Metarreciclagem de Valparaíso, local onde o lixo é separado e transformado em novos equipamentos recondicionados.

Segundo a SME, o processo de visitação tem como finalidade a orientação da juventude valparaisense, por meio de bate-papos com colaboradores da ONG Programando o Futuro, que reforçam a importância do projeto e falam da necessidade do reaproveitamento de materiais recicláveis. “O nosso intuito é transformar todos os participantes em multiplicadores do conhecimento socioambiental no município”, afimou a secretária de Educação, Rudilene Nobre.

Para o diretor da Divisão de Aperfeiçoamento Educacional – DFAE, Jhean Lima, essa é uma ação muito importante para a conscientização da população, em termos de preservação da natureza. “Nós queremos efetivar essa ideia e seguir ampliando ela”, ressaltou.

Todas as dezesseis escolas envolvidas na atividade receberam uma Caixa de Coleta Metarreciclagem, que foi especialmente cedida pela Estação de Metarreciclagem. O item está sendo utilizado como depósito de qualquer resíduo material, produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Quanto mais lixo coletado, mais chances a escola terá de ganhar a gincana.

O ‘Dia D Metarreciclagem’ também é marcado por um Concurso de Redação voltado para turmas de 5º ano e uma Oficina de Robótica destinada às turmas de 9º ano. Para contemplar os participantes dessa grande gincana, haverá entrega de prêmios pela Estação de Metarreciclagem para as três unidades escolares com maior pontuação. São 03 computadores e 01 impressora recondicionados para o 1º lugar, 02 computadores recondicionados para o 2º lugar e 01 computador recondicionado para o 3º lugar. Os grupos de alunos multiplicadores, campeões da gincana, terão uma compensação pelo trabalho realizado, a ser definida pela escola, com o apoio da Secretaria de Educação.

A contagem de pontos será feita com tabela de pontuação específica e acontecerá no dia 02 de outubro. Nesta mesma data, representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Estação de Metarreciclagem, passarão pelas unidades públicas para contar os pontos, recolher as redações e o produto final de robótica.

Confira abaixo a programação completa:

I – De 03 a 11 de setembro – Visita dos alunos à Estação de Metarreciclagem, apresentação do espaço aos alunos, conversa com os profissionais da ONG Programando o Futuro.

II – 12 de setembro a 1º de outubro – Ação dos alunos nas escolas para divulgação da gincana e coleta do lixo eletrônico nas escolas.

III – 02 de outubro – Exposição do lixo eletrônico em sala ambiente, contagem dos pontos, produção (pelos alunos) da redação e do projeto de robótica.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás