POSTADO EM 05 out 2018 · Educação

Dia D Metarreciclagem: Educação divulga resultado da gincana entre Escolas Municipais

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a ONG Programando o Futuro, realizou entre 03 de setembro e 02 de outubro, a gincana ‘Dia D Metarreciclagem’, com a participação de 16 escolas da Rede Pública de Ensino de Valparaíso de Goiás.

A gincana teve o objetivo de trazer a conscientização da população para o descarte adequado do lixo eletrônico e abordar a importância da metarreciclagem. “Hoje temos uma sala de informática toda doada pela metarreciclagem de Valparaíso. Às vezes nós achamos que é besteira, mas eles transformam coisas que não são mais utilizadas em coisas novas. Muitos dos nossos alunos ainda não tem um computador e internet em casa para pesquisar. Agora, quando precisam, eles têm a oportunidade de utilizar este espaço no período extraclasse. Então para nós é muito importante, e os alunos também veem isso”, contou a Diretora da Escola Municipal Valparaizo I-D, Luciana Dias.

Os alunos puderam participar e colaborar de diversas formas, uma delas realizando  a coleta do material para a contagem de pontos para a disputa entre as escolas, que aconteceu nesta terça-feira (2). A Escola Municipal Céu Azul ocupou o 1° lugar da gincana com 170.690 pontos, a Escola Antônio Bueno de Azevedo o 2° lugar com 108.160 pontos, e a Escola Municipal Cora Coralina o 3° lugar com 42.540. Os prêmios foram 03 computadores e 01 impressora recondicionados para o 1º Lugar, 02 computadores recondicionados para o 2º Lugar e 01 computador recondicionado para o 3º Lugar, todos doados pela Estação de Metarreciclagem.

Cerca de 40 alunos de 9° ano, de cada uma das 16 escolas, foram selecionados para conhecer a Estação de Metarreciclagem, onde passaram por aulas de Robótica, para a elaboração do projeto do Concurso de Robótica. Esses alunos foram nomeados “multiplicadores”, por carregarem a missão de conscientizar os outros alunos da escola, as pessoas de casa e da comunidade. Para os estudante do 5° ano foi realizado um Concurso de Produção de Redação. Nos dois concursos, os ganhadores do 1°, 2° e 3° lugar receberão, respectivamente, um notebook, um computador e um tablet recondicionados.

“Com a gincana a compreensão dos alunos muda bastante, eles aprendem a cuidar melhor do meio ambiente. Na Estação de Metarreciclagem eles tiveram uma noção dessa questão do descarte adequado do lixo eletrônico, para que esses materiais não acabem na natureza. Eles também acabaram aprendendo, se envolvendo e se interessando muito pela área de Eletrônica”, afirmou o Coordenador da Divisão de Aperfeiçoamento Educacional, Jhean Lima. O resultado dos Concursos de Robótica e de Produção de redação ainda serão divulgados pela Secretaria de Educação na próxima semana.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso