POSTADO EM 24 nov 2023 · Educação

DIRETORIA DE ENSINO E GESTÃO PEDAGÓGICA EM VALPARAÍSO DE GOIÁS SE DESTACA COM AÇÕES INOVADORAS QUE MUDAM OS RUMOS DOS RESULTADOS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Transformando Educação, construindo Cidadania.

A Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica – DEGP, da Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás, liderada por Adriany Damasceno, vem desempenhando um papel crucial na transformação da educação e na construção de cidadãos ativos e conscientes. Com um compromisso inabalável com a excelência educacional, a Diretoria tem implementado iniciativas inovadoras que não apenas enriquecem a experiência de aprendizagem, mas também moldam os estudantes para se tornarem membros engajados e responsáveis da sociedade.

O DEGP busca constantemente atualizar e diversificar as propostas dos métodos de ensino, reconhecendo que uma educação moderna vai além do conhecimento acadêmico. O foco está na formação de indivíduos que compreendem a importância de contribuir para o bem-estar da comunidade.

Entendendo que os professores desempenham um papel fundamental na formação dos cidadãos do futuro, são oferecidos programas de capacitação contínua para promover práticas pedagógicas que estimulem a participação ativa dos estudantes na sociedade.

A promoção da inclusão e diversidade é essencial para construir uma sociedade mais justa. A Diretoria, na gestão estratégica de Adriany Damasceno, implementa estratégias que preparam os alunos para respeitar e celebrar a diversidade, promovendo assim uma cultura de cidadania inclusiva.

As parcerias com a comunidade local não apenas enriquecem a experiência educacional, mas também proporcionam oportunidades para os estudantes se envolverem em projetos sociais. Isso reforça a noção de que a cidadania vai além dos limites da sala de aula.

A avaliação formativa não se limita ao desempenho acadêmico; ela abrange o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Essa abordagem contribui para a formação de cidadãos conscientes de seu impacto na sociedade.

O papel desempenhado pela Diretora e sua equipe vai além da transmissão de conhecimentos; eles são arquitetos do futuro, moldando cidadãos comprometidos com o bem comum. Este é um testemunho não apenas da qualidade educacional em Valparaíso de Goiás, mas também do compromisso com o desenvolvimento integral de indivíduos que, além de conhecimento, adquirem valores essenciais para uma cidadania ativa.

Dentre as ações exitosas que impactam no processo de cidadania ativa, elencam-se algumas das seguintes, desenvolvidas pelos profissionais que compõem a equipe do DEGP:

• Soletrando e Digitando em Libras – Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental;
  • Encontro de Coordenadores e Supervisores “Você é essencial” – Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental;
  • Formações do AlfaMais Goiás – Infantil IV e V e 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental;
  • Formação do AlfaMais Goiás – Gestores e Coordenadores;
  • Divulgação da Plataforma Decola Val;
  • Formação acerca do Currículo DG-GO, bem como dos cortes temporais;
  • Formação sobre Avaliação Formativa;
  • Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla;
  • Oficinas de Jogos Pedagógicos;
  • Formação Continuada com professores da Educação Especial, bem como Regentes;
  • Dia D SAEB;
  • Infância com Arte – Pequenos Cientistas;
  • Formação Continuada de “Professor para Professor”;
  • Formação Continuada para docentes da Educação Infantil “Educação Ambiental e tendências pedagógicas na perspectiva dos povos originários”;
  • Pacto Goiano pela Primeira Infância – Concurso de desenho entre as escolas de Educação Infantil de Valparaíso de Goiás;
  • Avaliação Fluência Leitora – 100% de participação na Avaliação Amostral – Escolas Municipais: Adeuvaldo Barbosa, Elvis Cavalcante, Madre Paulina e Natielly Laynon.

Um abraço carinhoso em toda a equipe do DEGP que é apaixonada pela educação: Adriany Damasceno, Ana Márcia Marinho, Cláudia Bandeira, Dalvamar Ribeiro, Docimar Felisbino, Dry Neres, Elisvanda Gomes, Emerson Rodrigues, Eulina Ferreira, Francisco Rafael Rosa, Germozina Menezes, Gilson Freitas, Jean Lima, Luciana Correa, Luiz Carlos Alencar, Madeline Gomes, Marcus Fábio Farias, Maria Cecília Eberle, Marianne Rocha e Simone Campelo.

Neste cenário vibrante de transformação educacional em Valparaíso de Goiás, a Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica emerge como uma força motriz na construção de cidadãos comprometidos e conscientes. Cada ação, cada programa e cada parceria refletem não apenas a busca pela excelência no ensino, mas também o firme propósito de cultivar valores essenciais para uma cidadania ativa.

Assim, ao se fechar este capítulo, vislumbra-se um futuro brilhante, aonde a educação vai além das salas de aula, moldando não apenas mentes curiosas, mas corações generosos e dispostos a contribuir para o bem comum. Este é o legado que a DEGP deixa em 2023; um legado de transformação e empoderamento, construindo alicerces sólidos para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Redação: Comunicação Social da SME (Texto: Dry Neres)
Foto: Arquivo Institucional