POSTADO EM 22 nov 2022 · Educação

EDUCAÇÃO DE VALPARAÍSO PARTICIPARÁ DA APLICAÇÃO DO SAEGO ALFA 2022 QUE OCORRERÁ EM BREVE

O Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO) foi criado em 2011 com o objetivo de fomentar mudanças na educação oferecida pelo estado, vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade.

Ao longo das últimas três décadas, a avaliação educacional, em larga escala, vem se consolidando como uma ferramenta indispensável para a produção de diagnósticos mais precisos sobre a qualidade da educação ofertada às crianças e aos jovens brasileiros.

Por meio de testes padronizados de desempenho, é possível verificar uma dimensão fundamental do direito à educação: a aprendizagem adequada na idade certa. Dessa forma, a avaliação torna-se um subsídio para mudanças que atendam ao dever do estado de oferecer uma educação gratuita e de qualidade e ao direito da população de recebê-la.

O Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO) cumpre esse papel ao avaliar o desempenho dos estudantes atendidos pela rede estadual de ensino e pelas escolas conveniadas nos aspectos pedagógicos, por meio de testes de desempenho cognitivo, e nas dimensões de clima escolar e condições socioeconômicas, por meio dos questionários contextuais.

Desde 2011, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC) realiza a avaliação, de forma censitária, dos estudantes matriculados no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio, por meio do SAEGO, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). São avaliados os conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa – procedimentos de leitura – e Matemática.

O SAEGO se configura como um esforço significativo do poder público, no sentido de oferecer uma educação pública de qualidade a todos os alunos goianos. Trata-se, portanto, de um importante instrumento de monitoramento da qualidade da educação ofertada, capaz de gerar contribuições eficazes para o aperfeiçoamento contínuo do sistema de educação básica.

Neste ano (2022), o município de Valparaíso de Goiás, em regime de colaboração com o estado, fez adesão para o SAEGO ALFA, voltado para as turmas de 2º e 5º ano do Ensino Fundamental, no intuito de avaliar o índice de aprendizado constituído no contexto da Alfabetização, para, assim, poder projetar planos de ação que possam alavancar a educação valparaisense e as transformações, sempre, priorizando ações de qualificação do ensino.

A aplicação, na rede municipal, será feita nos dias de 06 e 07 de dezembro, seguindo as orientações do estado e Cronograma elaborado para esse momento (divulgado pela equipe estadual diretamente para as escolas). Toda a condução do processo está sendo coordenada pelas equipes organizadas pela Coordenação Regional de Educação (CRE Novo Gama) e as informações estão sendo repassadas diretamente ao Gestor de cada unidade de ensino que participará do processo.

Cabe, portanto, aos Gestores organizar os espaços para as provas, conforme orientação dos Coordenadores locais, incentivar os estudantes e avisar à comunidade sobre esse acontecimento na escola, para que todos possam estar conectados com esse momento importante da educação estadual que, certamente, direcionará inovações e melhorias para o processo de ensino, no contexto da recomposição das aprendizagens e dos avanços necessários para que os estudantes possam se ajustar ao nível equivalente ao ano a ser cursado em 2023.

Para que o SAEGO possa contribuir, de fato, com a melhoria da qualidade da educação ofertada pelo estado de Goiás, é indispensável que gestores, professores e equipes pedagógicas compreendam e utilizem as informações publicadas a partir dos diferentes indicadores que compõem os resultados da avaliação.

A Educação de Valparaíso de Goiás conta com o comprometimento e empenho de todos!

Redação: Comunicação da SME (com informações do CAEd / SAEGO)
Arte Gráfica: Rangel Franco