POSTADO EM 27 ago 2021 · Educação

EDUCAÇÃO MUNICIPAL AVANÇA COM AÇÕES DE DOIS PROJETOS QUE FOMENTAM A PRÁTICA EDUCATIVA: ALFAMAIS GOIÁS E APRENDER VALOR

Ações objetivam trabalhar dois aspectos de suma importância para a educação municipal – a alfabetização de estudantes na idade certa e a educação financeira para multiplicar sonhos

O Alfamais Goiás é um programa em regime de colaboração pela Criança Alfabetizada, desenvolvido pelo Governo de Goiás, em parceria com a Associação Bem Comum, e que tem como objetivo principal a alfabetização dos estudantes goianos na idade certa, garantindo uma aprendizagem efetiva e a melhoria contínua na educação. A essência do programa está em fortalecer a colaboração entre Estado e Municípios, contribuindo para o processo de alfabetização em todo o território goiano. A perspectiva é que, após o lançamento do programa, as redes, municipais e estadual de ensino possam atuar juntas na promoção de ações em prol da alfabetização das crianças nos primeiros anos da escolarização.

Já o Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil, em parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça. Representa uma ação que visa ensinar a Educação Financeira a alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras, a partir de uma abordagem transversal recomendada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A educação financeira é um requisito fundamental para a democratização do sistema financeiro e para a emancipação da pessoa. Saber priorizar realizações e despesas têm como resultado a autonomia e a sustentabilidade financeira. Planejar, poupar e usar bem o crédito são saberes e competências que melhoram a vida das pessoas, hoje e no futuro. O cidadão que se relaciona bem com o dinheiro realiza sonhos, não apenas os próprios, mas, também, daqueles que estão à sua volta.

A Secretaria Municipal de Educação convoca toda a Comunidade Escolar para que os estudantes possam participar, em peso, das avaliações do Alfamais Goiás, que acontecerão entre os dias 30/08 e 10/09 objetivando verificar o nível de alfabetização dos estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental, para que novas ações e projetos de fomento a esse processo primordial para a vida estudantil possam ser realizados. É de suma importância que todos participem para que nosso município avance no atendimento dessa demanda social que garante o letramento que contempla muitos aspectos, dentre eles, a leitura de mundo.

Os esforços se estendem também ao Aprender Valor, uma vez que o Programa também realizará uma avaliação diagnóstica até o dia 13/09, que compreende as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Letramento Financeiro nas turmas do 5º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental para que as ações vindouras possam abarcar as competências necessárias a serem desenvolvidas para atingir esse público-alvo e impactar, positivamente, no fomento à educação financeira em âmbito municipal.

Por isso, é importante que as Unidades Escolares estejam alinhadas com as famílias e os estudantes, para que possamos alcançar, juntos, o maior número de estudantes inseridos nas avaliações, uma vez que aliados, os dois projetos somam forças para uma educação municipal de qualidade e concatenada com os objetivos de emancipação, cidadania e multiletramento.

Comunidade Escolar, busque informações específicas junto às Unidades Escolares, caso tenha sob sua tutela, estudantes inseridos nesses anos e nesse segmento educacional. Uma educação de qualidade se faz por meio da interação social, onde todos os interessados e envolvidos no processo desempenham seus papéis em consonância e ajuste para o bem comum.

Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco