ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 10 out 2023 · Educação

EDUCAÇÃO MUNICIPAL ENTRA EM CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Desde 2020, com a pandemia COVID-19, os grupos que atuam em câncer de mama tiveram que repensar as campanhas do Outubro Rosa e aumentar a presença virtual. Por meio de intervenções, campanhas e mensagens inovadoras, eles mostraram que a promoção da saúde pública pode assumir várias formas e gerar um forte impacto no acesso à saúde.

A Union for International Cancer Control (UICC) compartilhou estudos de caso de diferentes grupos e regiões para inspirar ideias e compartilhar lições aprendidas nas campanhas de 2020 para aproveitar ao máximo a campanha do Mês de Conscientização do Câncer de Mama deste ano.

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama – Outubro Rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras:

I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) participa do movimento desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Este ano, o INCA adotou o slogan: Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Diante de todos esses dados e entendendo que a educação promove mudanças nos hábitos das pessoas a partir do que sai do contexto de sala de aula para as famílias dentro de casa, a Secretaria de Educação promove, todos os anos, uma campanha em rede, onde todas as escolas do município abraçam o tema e trabalham várias ações, com a comunidade escolar, voltadas para a discussão e reflexão de atitudes que podem salvar a vida de muitas mulheres.

Este ano o slongan da Secretaria segue a linha do florescer, diante do que tem sido trabalhado em outros projetos da Educação. “É o amor que nos conecta pelo rosa que floresce” traz a reflexão da importância de uma conexão de comunicação para que todos possam se inteirar mais do assunto e saber agir adequadamente quando preciso, sem a sombra de consequências drásticas, pois quanto mais cedo se descobre o câncer de mama maiores são as chances de cura, o que faz florescer essa conexão cor de rosa.

As escolas da rede municipal estão convidadas para desenvolver ações importantes quanto a todo esse contexto no Dia D 26/10, que foi reservado para a celebração da prevenção e cuidados. No dia 31/10, a SME fará um momento de consolidação das atividades realizadas durante todo o mês de outubro.

A Educação Valparaisense entra no clima cor de rosa para salvar vidas! 

Redação: Comunicação Social da SME (Com informações do Instituto Nacional do Câncer – INCA)
Arte Gráfica: Lorrane Oliveira