POSTADO EM 20 nov 2018 · Educação

Educação realiza aula inaugural de curso no Dia da Consciência Negra

Nesta terça-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou em seu auditório no bairro Jardim Oriente, a aula inaugural do curso “Africanidade: Currículo, Ensino e Aprendizagem”. A primeira palestra foi ministrada pela professora Verônica Diano Braga.

O objetivo da capacitação voltada aos gestores das escolas municipais é mostrar a importância da elaboração de ações pedagógicas que direcionem o ensino da cultura africana nas salas de aula de Rede Pública Municipal de Educação.

Ao todo, 100 (cem) cursistas participaram da abertura da ação e puderam apreciar a apresentação dos alunos da Escola Municipal Nelson Mandela.  Na oportunidade, o grupo de estudantes da Trupe de Mandiba comandados pela professora Cleide, contaram a história de Mandela, ex-presidente e líder sul-africano, conhecido como a personalidade mais importante da África Negra e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993.

Segundo a secretária municipal de Educação, Rudilene Nobre, trabalhar as africanidades é um compromisso de todas as unidades do município, que prezam diariamente pelo melhor acolhimento dos jovens e que enxergam neste projeto uma continuidade das atividades já executadas no decorrer do ano letivo. Ela também informa que a implementação do currículo está em andamento e que colocar a Lei 10.639 em vigor é tarefa da SME. Essa é uma legislação brasileira que estabelece a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileiras” nas escolas.

“Aqui em Valparaíso de Goiás a nossa educação é acolhedora. Por isso, tratamos este projeto pedagógico como uma ferramenta transformadora para seguir avançando e valorizando a cultura africana. Queremos contribuir com o aprendizado das crianças afro-descendentes e reconhecer o valor de todas na construção da identidade nacional”, ressaltou Rudilene.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás/Fotos Katia Ferreira