POSTADO EM 24 nov 2023 · Educação

ENCANTAMENTO LITERÁRIO: O PROJETO “VIAJANDO NO MUNDO DA LEITURA” DESVENDA TESOUROS NAS PÁGINAS DA EDUCAÇÃO DE VALPARAÍSO DE GOIÁS

O projeto revela o poder dos livros e da leitura na construção de futuros brilhantes.

A Escola Municipal Maguito Vilela está prestes a viver uma jornada literária única e extraordinária. O projeto Viajando no Mundo da Leitura surge como uma poção mágica para desvendar os tesouros ocultos nas páginas, promovendo não apenas a leitura, mas uma verdadeira imersão na imaginação. Marcado para o dia 29 de novembro, a partir das 8 horas, esse evento promete não apenas contar histórias, mas inspirar vidas e desencadear o poder transformador da educação, em seu sentido mais amplo.

Explorando o universo literário:

Em um convite para explorar o universo literário, o projeto se propõe a abrir portas para a descoberta de novos mundos, ideias e horizontes. Sob o tema “Deixe a imaginação florescer”, cada atividade foi cuidadosamente planejada para nutrir a criatividade e incentivar a busca por conhecimento.

Atividades que despertam o poder da leitura:

Contação de histórias mágicas por meio de profissionais especializados guiarão os participantes por narrativas que transcendem o comum, despertando a imaginação e incitando reflexões profundas.

Oficinas criativas para o amanhã proporão atividades práticas que não apenas explorarão a criatividade, mas também cultivarão habilidades essenciais para enfrentar os desafios do século XXI.

Exposição de livros serão janelas para o desconhecido, proporcionando um espaço encantador que será dedicado à Academia Valparaisense de Letras – AVL, enquanto instituição que chancela no município, o reconhecimento pela produção escrita local, convidando os aventureiros a explorar histórias que transcendem fronteiras e conectam corações. Na ocasião, os participantes terão oportunidade de conhecer a mais nova Coletânea da AVL, que conta a história do nosso município, unindo história e poesia em Valparaíso – História Poesis.

Conversas inspiradoras sobre literatura, onde os educadores e convidados especiais conduzirão diálogos significativos sobre como a leitura não apenas entretém, mas também empodera, moldando cidadãos críticos e ativos na sociedade.

Este projeto não é apenas sobre livros, é sobre o poder de transformar vidas e, por extensão, a sociedade. Ao cultivar o amor pela leitura entre os estudantes, o projeto está plantando as sementes para uma comunidade mais informada, resiliente e inclusiva.

Participe e faça parte dessa jornada literária e deixe sua imaginação florescer:

• Data: 29/11/2023
  • Local: Escola Municipal Maguito Vilela – Ipiranga-A
  • Horário: A partir das 8 horas

Livros utilizados:

LIVRORESCER – Fernanda de Oliveira

• Apresentação – Escola Municipal Maguito Vilela e Associação Os Banguelas
  • Oficina – Escola Municipais: Antônio Bueno e Avelino Jove
  • Stands – Escolas Municipais: Casinha Feliz, Carolina Maria, Monteiro Lobato, Leolino de Jesus e Rui Barbosa

A CASINHA DE BONECAS – Elvira Drummond

• Apresentação – Escolas Municipais: CAIC e Paulo Freire
  • Oficina – Escolas Municipais: João Filho e Adeuvaldo Barbosa
  • Stands – Escolas Municipais: Santa Rita, Natielly Naylon, Ayrton Senna, Arminda Mattos, Céu Azul, Elvis Cavalcante e  Maria do Nascimento Paiva

DE BRUXA TENEBROSA À FADA GRACIOSA – Simão de Miranda

• Apresentação – Escolas Municipais: Marcus Salerno e Madre Paulina
  • Oficina – Escolas Municipais: Valparaíso I-E e Divina Lourenço
  • Stands – Escolas Municipais: Chico Mendes, Mônica de Fátima, Ulisses Guimarães e Judite Maria

Contação de história:

Trem Paraíso (inspirada no livro Valparaíso História Poesis – Mary Rocha (Acadêmica da AVL ocupante da Cadeira Nº 11, representante do Patrono Vinícius de Moraes).

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com  a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, reforça seu compromisso inabalável com a transformação educacional e o estímulo à leitura na comunidade. Por meio de iniciativas visionárias e investimentos estratégicos, ambas as instâncias têm trabalhado incansavelmente para criar um ambiente educacional enriquecedor, onde a promoção da leitura é vista como um pilar fundamental.

O comprometimento se manifesta em programas educacionais inovadores, na disponibilidade de recursos para aprimorar as atividades literárias no município, a exemplo do fomento disponibilizado à Academia Valparaisense de Letras – AVL, na capacitação contínua de educadores e na promoção de eventos como o Viajando no Mundo da Leitura. Essas ações convergem para o objetivo comum de formar cidadãos críticos, criativos e ávidos por conhecimento, destacando Valparaíso de Goiás como uma referência no compromisso com a educação e a promoção do hábito da leitura.

Redação: Comunicação Social da SME (Texto: Dry Neres)
Arte Gráfica: Lorrane Oliveira