POSTADO EM 31 ago 2017 · Educação

Encerrada o 18º edição dos Jogos Escolares de Valparaíso

A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude realizaram na manhã desta quarta-feira (30), o encerramento do 18º Jogos Escolares Municipais, denominado Juventude Unida. A cerimônia de premiação foi realizada no auditório da Educação, na Etapa A.

Na cerimônia, as equipes campeãs receberam suas premiações coletivas e individuais. Neste ano, os esportes coletivos foram: vôlei, futsal, basquete e handebol; os individuais: xadrez, tênis de mesa e atletismo. A competição durou duas semanas. As equipes foram formadas com alunos e alunas de 12 a 14 anos que estão cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O objetivo dos jogos escolares foi de integrar as escolas municipais participantes, promover um melhor desenvolvimento psicomotor dos alunos, serem cidadãos mais unidos. Mais do que medalhas, o esporte serve como instrumento de transformação e inclusão social para crianças e adolescentes. Os jogos foram realizados na Escola Municipal Céu Azul.

De acordo com Ricardo Viana, titular da pasta da Cultura e Esporte, os jogos escolares representam um momento importante na formação da juventude. “Hoje isso representa uma parceria que foi feito com a Educação, ano que vem será melhor ainda. Os jogos marcam de fato a vida de todos os futuros atletas.”

Para Rudilene Farias, secretaria de Educação, o empenho da equipe fez dos jogos um sucesso. “Nós somos parceiros em busca do melhor para todos. Atletas sonhem. Acreditem em vocês mesmo. Parabéns a todos os atletas participantes.”

Estiveram presentes na abertura dos jogos, diretores municipais e professores de Educação Física das escolas.

Relação das escolas campeãs:

• Araruama: 2º lugar xadrez feminino
  • Avelino Jové: 1º lugar xadrez masculino; 2º lugar xadrez masculino; 3º lugar xadrez masculino; 1º lugar xadrez feminino
  • Ayrton Senna: 3º lugar futsal masculino
  • Chico Mendes: 2º lugar futsal feminino
  • Cidade Jardins: 1º lugar futsal masculino; 1º lugar vôlei masculino; 2º lugar vôlei feminino; 1º lugar handebol masculino; 2º lugar handebol feminino; 1º lugar basquete masculino; 1º lugar basquete feminino; 3º lugar xadrez feminino; 2º lugar tênis de mesa
  • Cora Coralina: 1º lugar 50m masculino; 1º lugar tênis de mesa
  • Ipanema: 3º lugar handebol masculino; 1º lugar 50m feminino; 3º lugar 50m feminino; 1º lugar 100m masculino; 2º lugar 100m feminino; 3º lugar 100m feminino
  • Nelson Mandela: 3º lugar futsal feminino; 2º lugar handebol masculino; 1º lugar handebol feminino
  • Santa Rita: 2º lugar futsal masculino; 1º lugar futsal feminino; 3º lugar atletismo 50m masculino; 3º lugar atletismo 100m masculino; 2º lugar atletismo 50m feminino; 1º lugar atletismo 100m feminino
  • Valparaíso II: 2º lugar vôlei masculino; 1º lugar vôlei feminino; 2º lugar basquete feminino; 2º lugar atletismo 50m