POSTADO EM 12 fev 2021 · Educação

ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO CICLO FORMATIVO DA JORNADA PEDAGÓGICA 2021

Secretaria Municipal de Educação rompe barreiras da Pandemia e reinventa a Ação Educativa

Nas palavras do escritor Fernando Sabino, “Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro”. É com esse enfoque que o primeiro ciclo formativo da Jornada Pedagógica 2021 se encerra, em uma semana de intervenção por meio da Ação Educativa no município.

O processo de formação que foi realizado em ambiente virtual objetivou consolidar, privilegiando o espaço de reflexão, o acolhimento aos profissionais da educação, bem como, a participação da comunidade escolar, a disponibilização de informações técnicas e práticas, voltadas para a ação pedagógica e o desenvolvimento de competências aplicadas a cada currículo que engloba as mais variadas áreas de formação e atuação.

O legado de contribuições deixado para o processo educacional é de que uma educação de qualidade precisa contar com a contribuição de todos para um objetivo maior que é o atendimento integral às necessidades dos estudantes e da comunidade escolar como um todo. A Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica – DEGP apresentou propostas de planejamento e ação que permitem a gerência do ensino com qualidade, ainda que em meio a um período de desafios frente à Pandemia de ordem global COVID-19.

A receptividade da Jornada Pedagógica nas unidades escolares demonstrou, por meio dos feedbacks recebidos pela DEGP, que a programação atendeu às expectativas dos profissionais da educação e os encorajou a buscar cada vez mais eficiência para alcançar melhores e maiores resultados.

Para que o trabalho seja contínuo e efetivo, outros ciclos formativos virão, de acordo com a visualização de novas demandas e necessidades das unidades de ensino, para que se possa formar a tão almejada tríade que engloba família, escola e comunidade, na união de forças para um trabalho em que o objetivo e a força motriz sejam a consolidação de um município mais forte, e a educação seja o elo entre as pessoas.

Publicado pela Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás/Redação: Comunicação da SME/Imagens: Reprodução de Videoconferência