POSTADO EM 21 set 2022 · Educação

EQUIPES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE VALPARAÍSO REALIZAM 5ª MOSTRA CULTURAL DO PROJETO INFÂNCIA COM ARTE

O evento acontecerá no CMEI Aquarela das Letras com salas temáticas, onde cada escola de Educação Infantil irá expor trabalhos realizados pelos estudantes ao longo do desenvolvimento do projeto, nos meses de agosto e setembro, vivenciando a arte da construção do conhecimento, na vivência dos direitos de aprendizagem.

A Secretaria de Educação completa, neste ano, 5 edições do Projeto Infância com Arte que tem como objetivo principal ressaltar o trabalho dos professores em sala de aula na vivência dos direitos de aprendizagem, no campo da Educação Infantil, que levam as crianças a se desenvolverem como agentes de cidadania e protagonistas da própria história escolar que está sendo construída, desde as séries-base do contexto educacional.

Neste ano, a proposta foi o trabalho voltado para a exploração, o conhecimento e a vivência da cultura goiana com o propósito de reconhecimento da identidade cultura e social do estado, em consonância com o Documento Curricular para Goiás (DCGO), o qual afirma que “a criança, desde bebê, é capaz de explorar o espaço e tudo o que contém nele e se interessa em interagir com as pessoas, demonstrando afeto, desejo e vontade” (BRASIL, 2021) e referindo-se ao papel social da escola, enquanto formadora de cidadãos conscientes e participantes ativos na sociedade.

Dessa forma, a Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica, pela Gerência de Ensino da Educação Infantil, propôs o tema “Goiás Adentro – Meu Povo! Minha História!” às equipes escolares que abraçaram a proposta, oportunizando às crianças a possibilidade de conhecer e explorar materiais de pesquisa que tratam, com riqueza de detalhes, da história e cultura do local em que vivem, resgatando elementos da identidade, tanto pessoal quanto coletiva, em que estão inseridas.

O desenvolvimento do projeto ocorreu no mês de agosto e segue pelo mês de setembro com culminância marcada para o dia 27 de setembro, e acontecerá no Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela das Letras, localizada na Área Especial 12/13, Rua 18, Quadra 27, Lotes 01 a 20 do Cruzeiro do Sul, em Valparaíso de Goiás. O evento terá o formato de Mostra Cultural, com salas temáticas, demonstrando os trabalhos realizados pelas escolas ao longo do projeto. Haverá muita arte exposta em cada detalhe e sorriso que serão encontrados por lá.

NINGUÉM PODE PERDER!

Confira algumas fotos de atividades nas escolas:

Redação: Comunicação da SME (com informações do projeto)
Arte Gráfica: Rangel Franco /
Fotos: Arquivo institucional das escolas