POSTADO EM 21 mar 2022 · Educação

EQUIPES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EFETIVAM PROJETO DE “SME ITINERANTE”, COM VISITAS PERIÓDICAS ÀS UNIDADES ESCOLARES, PARA FORTALECER O DIÁLOGO E A RESOLUÇÃO DE DEMANDAS

Periodicamente, as Equipes da SME realizam acompanhamento do trabalho das Equipes Escolares, fazendo atendimentos em campo, com base no que a Pasta possa realizar, para melhorar a atuação dos profissionais das escolas, com vistas à qualidade do ensino.

Desde o início da Gestão em 2017 e, nesta Gestão atual, a Secretaria Municipal de Educação aposta em um trabalho integrado, onde as Equipes da SME, comandadas pela Secretária Rudilene Nobre e seus parceiros de trabalho, Diretores, Superintendente, Assessores, Coordenadores e Chefes de Seção, afinam as demandas com planejamentos articulados, em comunhão com o planejamento da escola.

É certa a carga de trabalho e direcionamentos que precisam ser feitos no cotidiano escolar para que o processo caminhe para a excelência que as Comunidades merecem. Os Gestores, junto aos Professores e demais componentes do grupo, procuram desenvolver ações e projetos que atendam aos anseios da população e garantam o equilíbrio e a qualidade do ensino, mas necessitam, para resolução de demandas superiores, da atenção, do acompanhamento e do direcionamento das Equipes da SME que se articulam para garantir esse atendimento periódico.

Já em fevereiro deste ano, a Equipe da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica (DEGP), direcionada pela Diretora de Ensino Adriany Damasceno, começou com o Cronograma de Visitas às Escolas, traçando estratégias para percorrer todas as comunidades e coletar dados, dialogar com os profissionais, coordenar demandas em parceria e validar o trabalho de excelência desenvolvido por todos os que se empenham no Projeto de Educação Valparaisense.

Com o contato presencial firmado, a SME passa a entender a realidade de cada lugar da cidade, com suas necessidades específicas que precisam de “olhares mais voltados”, e, assim, pode atuar com propriedade em cada local. No dia a dia é que os detalhes são percebidos e que realidades podem ser alteradas para a melhor condução do processo.

Esses momentos são de inteira relevância para acolher expectativas e firmar a interação que nunca deve deixar de existir entre Secretaria de Educação e Escolas, pois o objetivo é comum para todos os que fazem parte dessa grande família. É no chão da escola que são colhidos os anseios de transformação e onde o trabalho acontece diretamente para as crianças, jovens e adultos que semeiam a cidadania, planejam e se tornam sujeitos ativos do processo social. A SME é a articuladora desse trabalho que caminha de igual para igual, “arregaçando as mangas” para fazer com que o Valparaíso tenha o melhor ensino que projeta e realiza sonhos.

Confira registros fotográficos das visitas realizadas pela Equipe Pedagógica:

Redação: Comunicação da SME
Arte Gráfica: Rangel Franco