POSTADO EM 21 fev 2017 · Educação

Escola Ambiental entrega certificados do Negócio Certo Rural

Na manhã desta terça-feira, 14/02, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar – GO)  e com o Sebrae, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Familiar, por meio da Escola de Educação Ambiental, entregou aos produtores rurais participantes do curso  Negócio Certo Rural  os certificados de conclusão.

A capacitação voltada aos pequenos produtores rurais foi ministrado nos meses de setembro e outubro com aulas teóricas e consultoria nas propriedades.  O Negócio Certo Rural é um curso de planejamento e administração de negócios que contribui para a melhoria da gestão da propriedade rural por intermédio de ferramentas simples de gestão.

Elmiro Chaves de Oliveira (73), produtor rural e maratonista, relatou a importância do curso para o seu negócio. “Produzo um pouco de cada fruta, principalmente as nativas do cerrado. O curso para mim foi muito importante! Tinha o conhecimento da prática e agora tenho da teoria também, inclusive na área administrativa. Nós temos tanta terra boa o que falta é saber como aproveitar de forma a contribuir com o meio ambiente”.

Para o representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Apoio à Agricultura Familiar – Rede Terra,Zizo Simion, a capacitação foi uma ótima oportunidade para os agricultores se profissionalizarem e ficarem atentos às novas tecnologias, alinhando o que há de melhor no mundo urbano e no mundo rural.

Na oportunidade, o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura Familiar, Rafael Viana, declarou parceria entre governo e pequenos produtores. “Essa é uma oportunidade ímpar de aproximar o poder público dos produtores rural. Nós seremos grandes parceiros nessa caminhada”. Em discurso, a vice-prefeita, Dra. Zeli Fritsche destacou a importância do trabalho braçal e a assistência aos trabalhadores rurais. “Tenho em meu coração e na minha formação o significado do peso do trabalho. A hora que nós tivermos os pés bem firmados no chão e os trilhos concertados, com certeza não iremos esquecer a assistência aos produtores rurais e aos pequenos produtores”.

Participou da solenidade o representante do poder legislativo, vereador  Nerivaldo Agiliza e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Administração e Recursos Humanos e de Educação.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar preparou ainda um calendário de oficinas para o mês de março. A primeira será a oficina de Produção de geleia, que acontecerá no dia 15/03, das 08 às 11 horas. Estão previstas também os seguintes cursos: Comercializar no campo; Jovem empreendedor; Controlando meu dinheiro no campo. Os interessados devem entrar em contato e realizar as matrículas. Cursos gratuitos.

Escola de Educação Ambiental

Texto: Juliana Gentila