POSTADO EM 18 abr 2018 · Educação

Escolas municipais recebem capacitação do Programa Agrinho

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (18), o curso de capacitação do Programa Agrinho, sob o comando do diretor da Divisão de Merenda Escolar, Edvaldo Ferreira, do diretor da SFAE, Jhean Lima, e da secretária de gabinete, Aline de Castro.

A iniciativa de responsabilidade do SENAR Goiás (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) contou com um palestra do senhor Henrique, que visou orientar professores, coordenadores e supervisores de escolas da rede pública municipal de ensino. Ao longo do treinamento, os profissionais da educação aprenderam sobre o funcionamento do projeto e ficaram aptos a desenvolver as atividades que serão implantadas em 39 unidades escolares valparaisenses.

Segundo a SME, o intuito do Programa Agrinho é incentivar a pratica pedagógica através de projetos que contemplem a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política, ambiental, visando melhorias constantes de hábitos e atitudes. O tema de 2018 é “O Brasil que Queremos: Seja Protagonista!”.

De acordo com a secretária de Educação, Rudilene Nobre, a meta do momento de qualificação foi incentivar os gestores a produzirem e fazerem a diferença no ambiente escolar, no que se refere a aprendizagem e a prática. “A produção de horta escolar é uma delas”, afirmou.

Criado em 1995 no Estado do Paraná, o Programa Agrinho surgiu da necessidade de orientar trabalhadores rurais quanto ao uso adequado de defensivos agrícolas. Em Goiás, teve início em 1998 pelo SENAR Goiás em parceria com a FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás) e demais entidades e empresas parceiras. Ele constituiu-se num conjunto de ações de educações que busca agregar ao ensino público e privado a formação de agentes educacionais (gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores) e desenvolvimento de projetos, sendo que a cada ano trabalha com temática específica, em cenário geral de meio ambiente, almejando uma série de objetivos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaiso de Goiás