POSTADO EM 30 jun 2017 · Educação

Escolas municipais resgatam patriotismo e civilidade com a hora cívica geral

A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, através da Secretaria Municipal de Educação e por meio das escolas municipais da rede pública de ensino, promoveram na manhã desta sexta-feira, 30 de junho, a hora cívica geral, um momento de resgate de valores tais como civilidade e patriotismo com os alunos e professores da educação. A solenidade ocorreu na Praça Central da Etapa A.

A introdução da hora cívica no ambiente escolar busca reforçar nos alunos os valores aprendidos em casa, que em conjunto com o conhecimento produzido no ambiente escola formam cidadãos capazes de produzir seus próprios pensamentos em favor de uma sociedade organizada e livre, capaz de oferecer a todos um tratamento igualitário, respeitando as individualidades e necessidades de todos. Muito mais que respeito e admiração para com os símbolos nacionais, hoje, as escolas municipais oferecem novos conceitos através de competências transversais, que vão além do aprendizado propriamente dito. Todas as escolas municipais participaram da hora cívica.

Na solenidade, o prefeito Pábio Mossoró entregou de presente para as escolas municipais um kit contendo bandeiras do estado do Goiás e do município e, também, um cd com o hino nacional e municipal. As escolas promovem semanalmente, às segundas-feiras, a hora cívica com todos os alunos e alunas, sendo este um momento de resgate destes valores frente às Bandeiras nacional, estadual e municipal com a execução dos respectivos hinos, trazendo de volta um sentimento de orgulho patriótico e reflexão de atitudes de civismo.

Em sua fala, o prefeito agradeceu a todos os diretores das escolas pelo empenho nesse primeiro semestre do ano letivo. “Quero agradecer a cada profissional da educação pelo empenho, estamos finalizando o primeiro semestre de governo e com uma boa avaliação da nossa comunidade, principalmente na educação. Estamos também finalizando as festividades de aniversário da cidade. Nós como moradores temos que amar a nossa cidade, respeitando a cidadania. Quando você vê uma criança com escola de qualidade, tendo um ensino que possa ofertar um crescimento para nossas crianças, isso é um motivo de orgulho.” comentou Pábio.

Para a secretária municipal de Educação, Rudilene Farias, faz-se necessário promover entre os alunos situações que favoreçam atitudes que visam à participação, responsabilidade e companheirismo, levando-os ao pleno desenvolvimento da cidadania. “Nesse momento cívico, entregamos um kit de bandeira para as escolas. Nós que somos profissionais da educação temos que ter sempre em mente o civismo. Valparaíso faz o seu papel de construção da cidadania. Não podemos aceitar a perda de valores.” ressaltou Rudilene.

Por: Victor Henrique

Fotos: Marcelo Scarabelli e Sérgio Grant