POSTADO EM 17 set 2018 · Educação

Final do Projeto Soletrando é realizada em Valparaíso

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Assuntos Técnicos Pedagógicos, realizou a Fase final do Projetos Soletrando na última sexta-feira, 17/09, no auditório do CESB, localizado no bairro Jardim Oriente.

Durante a Fase Escolar, a ação envolveu todas as escolas da Rede Municipal Pública de Ensino, com turmas de 1º ao 9º Ano e classificou os estudantes para a Fase Final. As grandes vencedoras municipais do projeto foram Graziela Diana Aruaste da Silva Sena, da Escola Municipal Cora Coralina, campeã do 6º ao 9 ano, e Lucas Gabriel Coutinho Bueno, da Escola Municipal Ipanema, campeão do 1º ao 5º ano.

Docimar Felisbino,  coordenador pedagógico  da Escola Muncipal Judite Maria da Silva destaca que o Projeto Soletrando tem um significado grandioso para o aprendizado dos alunos. “Assim como muitos outros projetos apresentados e trabalhados nas nossas escolas, o Projeto Soletrando tem um significado grandioso para o aprendizado de nossos alunos, já que tem o intuito de sensibilizar nossos alunos para a necessidade de escrever corretamente. Nesse sentido, quando a criança participa de algo nessa magnitude, ela se torna mais segura, seja na comunicação em qualquer esfera da sociedade seja na elaboração de textos. Vale salientar também que esse projeto enriquece o vocabulário daqueles que participam. Considerando tudo que fora pontuado, é valido parabenizar a prefeitura de Valparaiso de Goiás, juntamente com a secretaria de educação por realizar um projeto tão valioso. Que mais projetos como esse possam ser gradativamente implementados na nossa rede de ensino”, evidenciou o coordenador.

Segundo a SME, os projetos já são tradicionais nas unidades escolares e confirmam que o trabalho em Valparaíso de Goiás está no caminho certo em busca pela qualidade da Educação. Ainda de acordo com a pasta, incentivar e promover a busca do conhecimento aos alunos é prioridade para o Governo Municipal.

Para a Secretária de Educação, Rudilene Farias, essa edição dos projetos buscou despertar o interesse pela Língua Portuguesa, enriquecendo o vocabulário dos alunos. “A Fase Final nos mostrou que as crianças e adolescentes aproveitaram muito este momento de entretenimento e diversão, melhorando a escrita e desenvolvendo ainda mais conhecimento”, disse.

Segundo o diretor pedagógico, Jhean Lima, o Projeto Soletrando é uma importante estratégia pedagógica que oferece ao aluno uma forma lúdica de fazer contato direto com a Língua Portuguesa, aperfeiçoando o vocabulário da fala e da escrita. “A aplicação dessa ação nos faz acreditar que ela é de inteira relevância para o crescimento intelectual e para a harmonização do contexto escolar”, afirmou.