POSTADO EM 08 mar 2019 · Educação

Governo Municipal e Ministério Público assinam termo para implementação do tema ‘Violência Doméstica Contra a Mulher’ nas escolas públicas municipais

Na tarde desta sexta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação (SME), assinou junto ao Ministério Público (1ª e 5ª Promotorias de Justiça), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para implementação do tema “Violência Doméstica Contra a Mulher” nas escolas públicas municipais.

A solenidade aconteceu no Salão do Tribunal do Júri, do Fórum – Comarca de Valparaíso de Goiás. O objetivo da ação é incentivar a prática pela erradicação da violência contra as mulheres a partir de ações pedagógicas nas unidades de ensino, que levarão orientações e informações sobre o tema.

Em palestra de apresentação do TAC, a Dra. Marina informou que em setembro de 2018, durante reunião da Câmara Técnica de Prevenção e Defesa da Mulher, a Promotoria de Justiça apresentou a recomendação à Secretaria de Educação para a inserção da temática. O termo de compromisso garante que as equipes docentes das escolas municipais sejam devidamente capacitadas para o desenvolvimento de atividades sobre o tema.

O nome do projeto é “Por uma vida sem violência”, e está previsto para que ocorra durante todo o ano letivo, não apenas nas comemorações de março para o Dia Internacional da Mulher.

O prefeito Pábio Mossoró destacou a importância da ação integrada em prol de atividades no âmbito escolar para a descontrução da cultura de violência em desfavor do gênero feminino. “A partir de agora vocês diretores e professores que estão na ponta serão capacitados para abordagem do tema. Acreditamos que o melhor caminho é a conscientização e união dos poderes executivo, legislativo e judiciário para vencer a violência contra a mulher. Este é um passo muito importante”, concluiu Pábio.

A solenidade contou com a apresentação cultural da Escola Municipal Nelson Mandela. Participaram da solenidade a vice-prefeita Dra. Zeli Fritsche, as promotoras Marina Abreu, Claudine César, Oriane de Souza, Marina Almeida, Lorena Bitencourt,  o promotor  Daniel Naiff, a secretária de Educação Rudilene Nobre, as vereadoras Maria Neide e Maria do Monte.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás