POSTADO EM 16 abr 2018 · Educação

Governo municipal realiza cerimônia de inauguração da área de terapia do NAEEI

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta pela Educação Inclusiva, o governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira, 13 de abril, a inauguração da área de terapia do Núcleo de Atendimento Especializado em Educação Inclusiva (NAEEI).

Agora os alunos atendidos pelo Núcleo poderão desfrutar de aulas de hidroterapia e terapia ocupacional no espaço que conta com piscina, horta e playground.

Com o nosso espaço, o objetivo do NAEEI, segundo a diretora Wilma Freitas, é quebrar barreiras, fomentando o desenvolvimento de recursos que assegurem o suporte, a inclusão e um atendimento digno aos alunos com deficiência.

De acordo com o professor Renato Araújo, a hidroestimulação ou hidroterapia para o aluno com necessidade especial “é importante porque quando a criança enfrenta o medo da piscina, consequentemente acaba se superando em outras áreas da vida que ele considera difícil”, pontuou.

Estudos apontam que a hidroterapia no aspecto psicológico, melhora ainda o humor e a motivação, além da possibilidade de descarregar as tensões psíquicas através do poder de relaxamento da água. Os brinquedos terapêuticos e a horta também são usados para aliviar a ansiedade e melhoram a imunidade da criança.

Em seu discurso, o prefeito Pábio Mossoró agradeceu o esforço da equipe do NAEEI, dos pais e alunos.  “Nossos desafios são: incluir, inserir e estimular essas crianças e, quando temos boa vontade e amor conseguirmos prosseguir com o sonho. Essa área de terapia talvez seja pequeno aos nossos olhos, mas para os alunos é uma grandeza sem comparação”, completou

“As mães pediram e nós fomos atrás para implantar a área de terapia no NAEEI. A gente se emociona porque hoje se concretiza um sonho! Ainda faltam alguns detalhes, mas se não tivéssemos amor para desenvolver o ensino especial nós não levaríamos o ensino a outro patamar. Com pouco recurso, mas com boa vontade nós quebramos barreiras”, destacou a secretária de Educação Rudilene Nobre.

Antônia, mãe do aluno Lucas, destacou que a instalação da piscina foi um sonho realizado.  “Achamos que o sonho tinha sido enterrado, mas veio o prefeito Pábio e a Wilma e reacenderam a chama. O prefeito em conversa comigo disse que iria priorizar a compra da piscina do NAEEI e cumpriu”, concluiu.

O Núcleo de Atendimento Especializado em Educação Inclusiva (NAEEI) está situado na Rua 13/15, Quadra 15, Lote 1/5, Etapa A – Valparaízo I. O horário de funcionamento vai das 8h às 17h.

Participaram da solenidade os servidores da educação, os pais e alunos, os vereadores Ferreira e Flávio Lopes, a vereadora Elenir e autoridades municipais.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás