POSTADO EM 28 jun 2018 · Educação

Hora Cívica Geral das Escolas Municipais é realizada na Praça da Etapa A

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta quinta-feira, 28 de junho, a hora cívica geral especial, um momento de resgate de valores como civilidade e patriotismo com os alunos e professores da educação. A solenidade ocorreu na Praça Central da Etapa A.

O objetivo da SME é incentivar a consciência cívica dos estudantes, trabalhando a cidadania e mostrando a importância do patriotismo. No ato, os alunos cantaram o Hino Nacional e o Hino do Município de Valparaíso de Goiás, em respeito e homenagem à nação brasileira.

Na solenidade, o prefeito Pábio Mossoró agradeceu o empenho dos professores e diretores da rede municipal de ensino. As escolas promovem semanalmente, às segundas-feiras, a hora cívica com todos os alunos e alunas, sendo este um momento de resgate destes valores frente às Bandeiras nacional, estadual e municipal com a execução dos respectivos hinos, trazendo de volta um sentimento de orgulho pátrio e reflexão de atitudes de civismo.

Após a execução dos hinos, houve a 3º edição do Projeto “Infância com arte: a magia está no ar”, com brincadeiras, apresentações, teatro, contação de histórias, pipoca, algodão doce, cachorro-quente e suco para os alunos.

Segundo a secretária Rudilene Farias, os momentos cívicos buscam destacar a importância da data para os brasileiros. “Nós como educadores não podemos perder a oportunidade de fazer os nossos alunos participarem e vivenciarem esse momento”, ressaltou.

A introdução da hora cívica no ambiente escolar busca reforçar nos alunos os valores aprendidos em casa, que em conjunto com o conhecimento produzido no ambiente escolar formam cidadãos capazes de produzir seus próprios pensamentos em favor de uma sociedade organizada e livre, capaz de oferecer a todos um tratamento igualitário, respeitando as individualidades e necessidades de todos.

As escolas municipais participantes foram de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Muito mais que respeito e admiração para com os símbolos nacionais, hoje, as escolas municipais oferecem novos conceitos através de competências transversais, que vão além do aprendizado propriamente dito.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás / Foto: Cleber Lopes