POSTADO EM 02 maio 2019 · Educação

Município de Valparaíso recebe visita do ministro da Educação

Nesta quinta-feira, 02 de maio, o município de Valparaíso de Goiás recebeu a visita do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, que esteve no Colégio Estadual Céu Azul, instituição que foi palco do crime que vitimou o coordenador pedagógico Júlio César Barroso de Sousa (41), na última terça-feira, 30 de abril.

Abraham escutou os docentes e as autoridades do município e reforçou a necessidade de retomar o respeito dentro das unidades escolares, além de realizar uma mudança estrutural, com um maior investimento na educação básica.  “Vocês aqui que estão na linha de frente, nos municípios, professores estaduais, municipais, [são] prioridade. Vocês, professores, é que têm de estar valorizados”, pontuou o ministro.

Segundo o ministro, o MEC  também prestará toda a assistência à comunidade escolar para que eventos como este não aconteçam. “O Governo Federal está empenhado no combate a todos os atos de violência e na valorização da educação do país”. Para ele, o caso em questão foi pontual, mas ressaltou que é necessária uma mudança a longo prazo. “Não se pode permitir que isso se torne uma coisa cotidiana, visto como algo normal. Policial não pode morrer. Professor não pode morrer”, enfatizou. “Quem morreu tinha 41 anos, tinha família, era pagador de impostos, trabalhador. Só construía e agregava para o País”, acrescentou.

A secretária municipal de Educação, Rudilene Nobre salientou que a visita representa um incentivo para continuar o trabalho educacional. “É louvável a visita do ministro, nos encoraja para continuar essa caminhada de educar no dia a dia. O Brasil ainda tem jeito e só por meio da educação podemos mudar isso.”

De acordo com a equipe pedagógica, equipes foram preparadas para fazer um trabalho diferenciado com os professores e alunos assim que retornar à escola, esta ação conta com apoio da equipe da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Regional de Educação, ligada ao estado.  O retorno às aulas na instituição está previsto para o dia 13 de maio.

Esteve presente o secretário de Governo, Placido Cunha, que no ato representou o prefeito Pábio Mossoró, a secretária regional de educação do estado Carlo Moreno, o diretor da instituição de ensino, Renato de Almeida, o delegado da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Valparaíso de Goiás, Rafael e coordenadores e técnicos da educação.

A Escola Estadual Céu Azul recebe alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Atualmente conta com mais de 1.400 alunos divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno (EJA).

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás