ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 27 mar 2017 · Educação

No Dia Mundial da Síndrome de Down, Projeto Revitalizando e NAEEI se unem em ação especial

No Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado nesta terça-feira, 21/03, o Núcleo de Atendimento Especializado em Educação Inclusiva (NAEEI) realizou uma programação especial dedicada aos alunos do Projeto Revitalizando e estudantes atendidos pelo  Núcleo.

Cerca de 20 alunos participaram de um dia de atividades lúdicas, com apresentações musicais realizas pelos próprios participantes do Projeto Revitalizando.  Segundo a coordenadora do Programa, Leuserman Lima, para os discentes, sejam portadores da síndrome ou não, é um dia especial para todos. “Nós unimos os projetos para dar uma melhor atenção e qualidade de vida para os alunos. Tudo isso que está acontecendo hoje aqui, na verdade para eles é uma brincadeira”.

A diretora do NAEEI, Wilma Lúcia de Freitas, ressaltou a importância de lembrar a data. “Nós atendemos uma grande público no município e queríamos de uma forma simples comemorar esse dia. Eu não digo que é um Dia Mundial da Síndrome de Down e sim um dia das diferenças, cada um com seu voo, alcançando as seus objetivos”, destacou.
Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, a psicóloga do NAEEI, Úrsula Alves, destacou o desenvolvimento dos alunos especiais atendidos pelo Núcleo. “Nós percebemos um grande desenvolvimento das crianças nas escolas e em todas as áreas da sociedade. Essas crianças são importantes no trabalho de socialização, tanto para eles quanto para as outras crianças”, comentou.

O ponto alto do evento foi a exposição e passeio a cavalo promovido em parceria com o Centro de Equestre Cavaleiros de São Jorge. Segundo Ana Carolina, psicóloga, professora de equitação e diretora da Organização sem fins lucrativos, a equoterapia é uma das modalidades indicadas de tratamento para crianças portadoras de necessidades especiais. Segundo ela, a interação com o cavalo trabalha o social, educacional, físico, emocional das crianças.  

Comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down no dia 21/03 como forma de alusão à trissomia cromossomo 21 (3-21), popularmente conhecida como Síndrome de Down.

Texto: Juliana Gentila

Fotos: Sérgio Grant