POSTADO EM 31 jan 2017 · Educação

Parceria entre escolas e Conselho Tutelar assegura direito das crianças e dos adolescentes à educação

Para garantir o direto da criança e do adolescente à educação, além da permanência do aluno na escola e o cobate à evasão escolar, nesta quarta-feira, 25/01, a titular da pasta da Secretaria Municipal de Educação se reuniu com representantes do Conselho Tutelar, para definir parceria quanto a atuação do órgão dentro das escolas da rede pública municipal.

O objetivo da parceria é desenvolver ações e metas para o ano letivo de 2017 e levar o Conselho Tutelar para dentro da educação como um órgão de suporte. “Hoje em dia as pessoas pensam que o Conselho Tutelar está ali para punir, mas ela está para assegurar os direitos da criança”, destacou a secretária de Educação, Rudilene Nobre.

Segundo a titular da pasta, Rudilene Nobre, em parceria com as escolas, o órgão de defesa das crianças e dos adolescentes deve realizar estratégias preventivas, como palestras, seminários para alunos, pais e professores. A ideia é fazer com que o órgão seja enxergado com bons olhos. “O conselho tutelar precisa ser visto e não temido”, destacou.

O Conselho Tutelar tem a responsabilidade de por em prática a lei federal 8.069/90, que o instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para a presidente do Conselho Karla Núbia, o propósito do órgão é tentar desmistificar a visão de que o Conselho é um bicho papão para as crianças. “Muitas vezes até o próprio professor tem o Conselho com um órgão de repressão e punição, e não é assim! Nós estamos aqui para zelar pelo cumprimento do direito das crianças e dos adolescentes. Vamos promover mais palestras nas escolas, vamos tentar fazer um Conselho Tutelar diferente dos anteriores”, concluiu.

Texto: Juliana Gentila

Foto: Marcelo Scarabelli