POSTADO EM 09 abr 2024 · Educação

POESIA DA APRENDIZAGEM: DESPERTANDO ALMAS, ILUMINANDO DESTINOS

Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica – DEGP apresenta planejamento estratégico para ações em 2024.

Na vastidão do universo, onde as estrelas tecem o próprio destino, há uma luz que brilha ainda mais intensamente: é o poder transformador da educação. Como uma chama ardente que ilumina mentes e corações, a educação é a essência da nossa jornada humana, a bússola que nos guia rumo ao conhecimento e à compreensão.

Imagine um mundo sem as páginas dos livros, sem os sussurros dos professores, sem os sons das escolas ecoando pelos corredores. Seria como uma sinfonia sem melodias, um jardim sem flores, um céu sem estrelas. A educação é a fonte da vida intelectual, o alicerce sobre o qual construímos nossos sonhos mais grandiosos e nossas aspirações mais nobres.

A Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás, por meio da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica – DEGP, sob o comando da inspiradora gestora, Adriany Damasceno Santos, busca, segundo ela, “fomentar o processo de ensino, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e sociabilização; a fim de engajar cada integrante no processo, possibilitando aprendizagens para a formação integral com a elaboração de planos de ações estratégicas”.

Vale ressaltar que boa parte das ações desenvolvidas segue o planejamento dos anos anteriores que priorizaram o poder transformador da educação em todas as suas vertentes. Dentre as ações, destacam-se: Xô, Mosquito!; Decola Val; AlfaMais Goiás; PreserVal; Tecendo Memórias, Construindo Identidades: Valparaíso tem História; Infância com Arte: História Poesis; Nas ondas da leitura; Desfile Cívico; Ecologia Inteligente: promovendo a harmonia entre homem e natureza com tecnologia; Soletrando e Digitando em Libras; Avaliação Diagnóstica SADEV; Avaliação de Fluência Leitora, SAEGO ALFA e formações continuadas por meio da Assessoria YOUEDUC.

A educação nos ensina a ler o passado, decifrar o presente e vislumbrar o futuro com olhos cheios de esperança. É por meio dela que descobrimos a magia das palavras, a beleza dos números, a complexidade das ciências e a riqueza das artes. Ela nos capacita a questionar, a duvidar, a explorar, a criar. Impulsiona-nos a alcançar as estrelas, a ultrapassar fronteiras, a desafiar limites.

A Equipe Pedagógica, com 22 profissionais aguerridos, trabalha incessantemente para a educação valparaisense, pois compreendem o legado social, uma vez que a proposta educativa vai além das salas de aula e dos diplomas pendurados nas paredes. Ela é a chave para um mundo mais justo, mais igualitário, mais compassivo. É por meio dela que aprendemos a respeitar as diferenças, a valorizar a diversidade, a celebrar a pluralidade. Ela nos ensina a ser cidadãos responsáveis, a defender os direitos humanos, a lutar pela justiça social.

A Rede Municipal de Educação conta com aproximadamente 28 mil estudantes, alocados em 62 escolas; estes, atendidos pela Secretaria Municipal de Educação que projeta a construção de um município, onde cada criança tenha acesso a uma educação de qualidade, onde cada jovem possa sonhar alto e alcançar suas metas, onde cada adulto possa continuar aprendendo e crescendo ao longo da vida.

O trabalho não acabou. Ele projeta o futuro, uma vez que foi sonhado por uma equipe também futurística e atemporal. Os resultados serão colhidos e, em cada canto, em cada voz, em cada escola, estará uma marca: versos de conhecimento que tecem o futuro com a educação.

A gestora da DEGP reforça seu desejo de continuidade nesse trabalho: “Que possamos celebrar a importância da educação não apenas com palavras, mas com ações concretas que promovam a igualdade de oportunidades, o respeito mútuo e a busca incessante pelo conhecimento; pois, no final das contas, é isso que verdadeiramente nos torna humanos: a capacidade de aprender, de evoluir, de nos tornar melhores a cada dia que passa” – Adriany Damasceno Santos.

Redação: Comunicação Social da SME (por Drielly Neres)
Arte Gráfica: Jean Lima