ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 27 jan 2017 · Educação

Prefeitura outorga sinal verde para continuidade do Proerd no município

Na manhã desta segunda-feira, 09/01, o prefeito Pábio Mossoró recebeu em seu gabinete o sargento Fábio, responsável pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no município.

Em conversa, o prefeito sinalizou que irá manter a parceria com a Polícia Militar para dar continuidade ao projeto preventivo de combate às drogas e à violência, que desde o ano 2000 formou mais de 13 mil crianças e adolescentes, contribuindo para a redução do uso de drogas e atitudes que desencadeiam a violência entre os jovens no município de Valparaíso de Goiás.

Para o sargento Fábio, o Projeto garante ensinamento para a vida do aluno. “É um ensinamento para a vida, não só em relação às drogas! A partir das aulas o aluno aprende a dizer não, a tomar uma decisão e fazer a escolha certa. Em relação às drogas faço com que os alunos se mantenham distantes, não só pelo fato de ser policial, mas pelo fato de que eles confiam muito na gente. Sem dúvida é um ensinamento para o resto da vida! Nós passamos valores e uma série de outros fatores que eu, por exemplo, não tive na minha infância e hoje tenho a oportunidade de apresentar e dialogar com os jovens de Valparaíso”.

O Programa é uma parceria entre a Policia Militar do Estado de Goiás, Prefeitura, escolas e familiares. Em Valparaíso é aplicado em 16 salas de aulas, principalmente para os alunos do ensino fundamental, do 5º ao 7º ano. Durante o semestre letivo os alunos têm cerca de 8 a 10 encontros onde recebem orientações ministradas por um policial militar devidamente fardado, habilitado e preparado.  “Essa é uma parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura. Nós disponibilizamos o policial, a viatura, combustível, material didático e as aulas, em contrapartida, a Prefeitura coopera com levantamento das Escolas que precisam desse auxílio e na formatura, com camisetas e ônibus para locomoção”.

Segundo o sargento Fábio, o Proerd realiza ações preventivas logo no início da vida social do aluno, que acontece geralmente no 5º ano, momento em que, segundo especialistas, bebidas e drogas podem ser apresentadas aos jovens. Segundo o responsável pelo desenvolvimento do Programa no município, existe outro fator positivo na aplicação do Proerd nas escolas. “Nós não vamos às escolas apenas para aplicar as aulas do Proerd, nós estamos fardados fazendo também um serviço policial dentro das escolas”, ressaltou.

O Proerd foi implementado no Brasil no ano de 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e hoje está presente em todo o Brasil. O Programa é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., que surgiu em 1983.

Texto: Juliana Gentila

Foto: Proerd Valparaíso de Goiás