POSTADO EM 07 dez 2023 · Educação

PROFESSORA DA ESCOLA ARMINDA MATTOS TEM EXPERIÊNCIA EXITOSA SELECIONADA PARA A REPRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ALFAMAIS GOIÁS NA REGIONAL QUE ENGLOBA OS MUNICÍPIOS DE NOVO GAMA, CIDADE OCIDENTAL E VALPARAÍSO DE GOIÁS

Da sala de aula à vanguarda da educação: o relato pessoal revela como o LEIA reinventa a prática pedagógica na Escola Arminda Mattos, em Valparaíso de Goiás.

Em uma notável conquista para a educação municipal de Valparaíso de Goiás, a professora Maria José da Silva Ferreira, da Escola Arminda Mattos, teve sua experiência educacional de destaque escolhida para integrar o programa AlfaMais Goiás na Regional que engloba os municípios de Novo Gama, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás. A Escola Arminda Mattos, pertencente à rede municipal de Valparaíso de Goiás, tem se destacado pelo compromisso constante com a excelência na educação; a instituição que tem à frente a Diretora Michele Custódio tem sido um polo de inovação e dedicação ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

A professora Maria José teve sua experiência educacional escolhida pelo seu método inovador, pela dedicação ao aprendizado dos estudantes e pela abordagem engajadora; princípios estes, que foram reconhecidos como contribuições valiosas para o progresso educacional na Região. O AlfaMais Goiás é um programa estadual que visa fortalecer a educação básica, promovendo práticas pedagógicas eficientes e compartilhando experiências bem-sucedidas entre educadores. A inclusão da experiência da professora da Escola Arminda Mattos destaca o comprometimento da Regional, em especial, do município de Valparaíso de Goiás, com a melhoria contínua da qualidade do ensino.

“Em minha jornada como educadora na Escola Municipal Arminda Mattos, no município de Valparaíso de Goiás, atuando como regente da turma do 2º ano B, no turno matutino, fui agraciada com uma experiência revolucionária que transformou minha prática pedagógica. Este relato visa compartilhar os impactos positivos gerados pela implementação do material didático complementar LEIA, parte integrante do Programa ALFAMAIS GOIÁS.” (Maria José da Silva Ferreira)

A introdução do LEIA, em sala de aula, foi meticulosamente planejada, ocorrendo duas vezes por semana, de maneira sistemática. Essa frequência não foi escolhida aleatoriamente; ao contrário, revelou-se fundamental para inspirar os estudantes a desenvolverem habilidades de leitura e escrita, de forma mais envolvente no ambiente escolar. A integração desse recurso com a proposta curricular não apenas reforçou o planejamento das aulas, mas também enriqueceu o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais significativo e contextualizado.

A transformação não se limitou apenas à prática de linguagem; houve uma mudança significativa na abordagem pedagógica geral. A implementação do LEIA tornou as aulas mais dinâmicas e lúdicas, enfatizando a importância de trazer experimentos e experiências reais para o ambiente escolar. Esse enfoque prático garantiu uma maior vivência para os estudantes, tornando o aprendizado mais tangível e atraente. Além disso, o envolvimento e o engajamento das famílias cresceram exponencialmente durante esse processo. Essa abordagem mais integrada não apenas fortaleceu a relação entre a escola e as famílias, mas também consolidou a importância de uma educação que vai além dos limites da sala de aula.

A escolha da experiência exitosa da professora não apenas reconhece o seu trabalho árduo, mas também tem o potencial de impactar positivamente a comunidade educacional e os estudantes, por meio da troca de práticas pedagógicas eficazes entre educadores que pode criar um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento holístico dos estudantes.

Com a inclusão da experiência educacional da professora no programa AlfaMais Goiás, as expectativas para o futuro incluem o reconhecimento da escola e do trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás, na representação da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica – DEGP, sob o comando de Adriany Damasceno, como centros de referência em práticas educacionais inovadoras. Este é um passo significativo na jornada contínua para elevar os padrões educacionais e proporcionar oportunidades de aprendizado excepcionais para os estudantes da região.

Em conclusão, a seleção da experiência exitosa para o programa AlfaMais Goiás é motivo de celebração e destaca o compromisso contínuo com a qualidade da educação em Valparaíso de Goiás. Essa iniciativa promete contribuir para o fortalecimento do sistema educacional local e o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Fotos da atuação da professora com os estudantes no desenvolvimento do projeto:

Redação: Comunicação Social da SME (Texto: Dry Neres)
Foto: Arquivo Institucional